Exportação de carne Angus brasileira cresce mais de 100% em 2022

As exportações de Carne Angus Certificada atingiu novo recorde; conheça os principais destinos da carne certificada brasileira

A Carne Angus Certificada atingiu novo recorde de exportação. O total enviado ao mercado externo ao longo de 2022 alcançou a marca de 1,88 mil toneladas, conforme dados apurados pela Associação Brasileira de Angus e divulgados neste mês após balanço final do ano em reunião de diretoria da entidade. A quantia é 102% superior ao consolidado em 2021, quando os embarques somaram 934,01 toneladas.

“Esse resultado é motivado pela alta dos envios para China e países do Oriente Médio”, afirma o presidente do Comitê Gestor do Programa Carne Angus Certificada, Nivaldo Dzyekanski, destacando ainda a abertura de mercado para Malásia, Portugal e Tailândia e a venda de outros tipos de produtos, como os inéditos entranha, linguiça e hambúrguer.

O recorde de produção em toneladas, explica a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea, também deve-se ao maior índice de certificação de carcaças, que atingiu 72%. Além disso, há um melhor aproveitamento das carcaças, com certificação de um maior mix de cortes. “Temos mais produtores utilizando a genética Angus, do Sul ao Norte do país, e uma conscientização sobre a importância da seleção de genética superior e adaptada às condições ambientais do Brasil”, ressaltou, lembrando do aumento de interesse pelo sêmen de reprodutores Angus e Ultrablack nacionais.

A China, que recentemente retomou os embarques de carne bovina brasileira após suspensão por caso atípico de mal da vaca louca, continua sendo o principal destino da Carne Angus Certificada. Sozinha, abocanhou 81% do total exportado no ano passado, com foco na aquisição de cortes do dianteiro. Na série histórica do Programa, que completa 20 anos em 2023, o país asiático representa quase 50% de tudo o que já foi enviado de carne Angus pelo Brasil. “Isso nos mostra que os chineses provaram e aprovaram nosso produto”, afirma a gerente nacional do Carne Angus, Ana Doralina Menezes.

Além da China, se destacaram como compradores Arábia Saudita, Emirados Árabes e Singapura. Os principais cortes exportados no ano foram filé mignon, filé de costela, contrafilé, coração de alcatra, lagarto e acém.

touros angus - angus rio da paz
Angus Rio da Paz / Foto: Gabriel Oliveira / TV El Campo

A expectativa para 2023, segundo Dzyekanski, é de abertura de novos mercados e expansão dos embarques para o exterior. “A carne Angus tem um imenso potencial de crescimento, por isso iremos trabalhar para aumentar o leque de países que consomem nossos produtos. Queremos manter essa curva ascendente”, projeta o presidente do Comitê. Criado neste ano, o colegiado busca exatamente amplificar o fomento ao programa, que é o maior em atuação no segmento de cortes nobres.

A Associação Brasileira de Angus participou da Abu Dhabi International Food Exhibition 2022, e lá, buscou tratativas para comercialização de Carne Angus Certificada para mais de 10 países, em especial do Oriente Médio. Durante a exposição, o Programa Carne Angus reuniu-se com delegações do Marrocos, Kuwait, Cuba, Jordânia, Catar, Arábia Saudita, Rússia, Espanha, Dubai, Emirados Árabes, Líbano, Paquistão e Bahamas. Negociações que devem ganhar apoio diplomático do Brasil.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM