A ExpoBrahman 2020 reuniu pecuaristas de várias regiões do país, marcando a retomada dos eventos da raça Brahman este ano
A cidade paulista de Araçatuba sediou pela primeira vez uma edição da Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman). Ocorrido de 28 a 31 de outubro, o evento contou com a participação de expositores de vários estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No total, 152 animais competiram.
As disputas foram abertas no dia 29 de outubro com o julgamento do Brahman a Campo, modalidade que avalia os melhores animais com foco na pecuária extensiva de corte. Participaram 57 exemplares. A Grande Campeã foi Miss Terra Verde 7/60, de propriedade de Clodoaldo Sérgio Bendilatti, da Fazenda Terra Verde, em Marília/SP. Já o Grande Campeão foi Mister Vitória 5494, pertencente ao expositor Alexandre C. Ferreira/Outros-Cond., da Fazenda Brahman Vitória, em Araçatuba. Pela sexta vez, ele levou para casa o troféu de Melhor Expositor e Melhor Criador do Brahman a Campo “Foi uma retomada às exposições da raça muito importante para todos os criadores, que comparecem em peso à ExpoBrahman. Agora, já estamos planejando a participação na ExpoZebu 2021, em maio”, diz Alexandre C. Ferreira.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
No tradicional julgamento de pista, participaram 95 animais. Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, em Fama/MG, ficou com os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor. É de seu criatório a Grande Campeã CABR Rainha 2821. “É muito bom voltar às pistas e, especialmente, participar de um julgamento de alta qualidade proporcionado pelos criadores participantes da ExpoBrahman. É um exemplo da força do Brahman brasileiro, que não deve nada a ninguém. Inclusive a Casa Branca e vários criadores já exportam essa genética vitoriosa”, declara Paulo de Castro Marques.
O Grande Campeão de pista foi MR Hanover ASSU 922, do expositor Edgar Silva Ramos, da Fazenda Recreio, em Rio das Flores/RJ. Quem comandou a escolha dos campeões foi o jurado oficial da ABCZ, Gilmar Siqueira de Miranda. O evento contou com o apoio institucional da ABCZ.
Para o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Paulo Scatolin, o evento superou as expectativas. “Foi um grande sucesso. Todos os criadores e expositores se uniram para superar as dificuldades da pandemia, assim como os diretores da ACBB e colaboradores, e conseguiram fazer um evento de extrema importância para a raça. Isso só confirma que juntos somos mais fortes”, assegura Scatolin. Os julgamentos tiveram transmissão ao vivo pela ZRTV, Remate Web e Lance Rural e canal da ACBB no Youtube.
O resultado completo da ExpoBrahman está disponível no site da ACBB.