O manejo correto dos cascos, além de manter o bem-estar físico do animal, ajuda a prevenir doenças e pode ser feito com suplementação adequada.
Épocas de muito calor, geralmente, são acompanhadas de chuvas intensas. Janeiro e fevereiro foram assim – e março também deve ser. Nas últimas semanas, foram registradas temperaturas extremas e precipitação acima da média para o verão, algo que deve se tornar cada vez mais constante. Esse clima impacta diretamente no bem-estar dos equinos, pois o excesso de umidade no ambiente pode contribuir para o aumento dos problemas nos cascos, importante causa de lesões nos cavalos de esporte e lazer.
“A umidade representa um importante problema para a saúde dos cascos dos cavalos, principalmente os animais atletas. Quando apresentam problemas nos cascos, os equinos que participam de competições ou fazem longas caminhadas perdem desempenho e podem ficar semanas, ou até mesmo meses, afastados de atividades, o que também gera impacto econômico para os criadores. Afinal, o tratamento não é simples – e há ainda a perda de competições”, afirma Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.
O manejo correto dos cascos, além de manter o bem-estar físico do animal, ajuda a prevenir doenças e pode ser feito com suplementação adequada e ração balanceada, ajustada às necessidades nutricionais dos animais, além de água de qualidade à vontade.
“Nutrientes como zinco, manganês, selênio e biotina – e também a DL-metionina, fonte orgânica de enxofre, beneficiam e estimulam a produção da queratina, que é a proteína fortalecedora dos cascos”, ressalta Oliveira.
De acordo com o especialista, a ingestão desses nutrientes auxilia diretamente a hidratação dos cascos e beneficia a recuperação de ferrageamentos. Além disso, a oferta periódica evita quebras nos cascos e facilita cicatrizações, tornando os cavalos mais resistentes a lesões, ocorrência comum em épocas de chuvas.
Para ajudar os criadores, a Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo e que está completando 90 anos – desenvolveu Kerabol®, suplementação com eficácia comprovada cientificamente e que possui os nutrientes essenciais para a saúde dos cascos. “Essa solução possui nutrientes na forma líquida e biologicamente ativos com elevada biodisponibilidade e eficiência, fazendo parte da linha líder e referência global na suplementação nutricional para equinos, Equistro®, que tem 35 anos de presença mercado”, afirma Evandro Oliveira.
“A recomendação é oferecer dosagem de 10 ml por dia para cavalos com até 500 quilos e 15 ml por dia para cavalos acima desse peso, protocolo que normalmente tem uma duração de 100 dias.
A suplementação com Kerabol® pode ser adicionada tanto na ração quanto na água ou administrada por meio de um aplicador oral. Essa facilidade gera mais conforto e não estressa os cavalos”, finaliza o gerente de produtos da Vetoquinol.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.