Evento ressalta protagonismo da mulher no agronegócio brasileiro

Encontros que Conectam Mulheres aconteceu no berço do Zebu e contou com a participação de quase 500 mulheres do agronegócio

Ontem, 13, começou na cidade mineira de Uberaba um evento que comemora a força e a liderança feminina na pecuária: “Encontros que Conectam Mulheres – Edição: A Magia da Pecuária“. Promovido pela GENEX Brasil em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) o evento contou com a presença de quase 500 pessoas. Nesta edição a ação acontece em dois locais simbólicos da cidade: a sede da ABCZ e a Central de Biotecnologia da GENEX Brasil.

Gustavo Freitas que é Coordenador de Projetos Corte da GENEX e um dos idealizadores do evento falou para o Compre Rural sobre o que motivou a empresa para a realização deste evento. “Esse evento é fruto de um projeto muito bacana que a gente tem na Genex, chamado Genex Conecta. Esse projeto é uma grande realização e é um sonho para nós da Genex. Ele compreende cinco pilares, um pilar técnico de educação, de conteúdo, de pesquisa e o dos encontros, dos eventos. Então esse é um momento de conexão, de interação e trocas positivas”, disse.

Sobre a dinâmica de reunir as maiores lideranças do agro brasileiro dentro de um único evento Freitas explicou que é um grande desafio, mas com um resultado muito positivo. Neste evento, especificamente, estão reunidas  mulheres de norte a sul do Brasil e até de fora do país, como dos Estados Unidos. “A gente tem essa pluralidade aqui dentro do evento. E esse é o bacana, essas trocas, cada um conhecer as suas dificuldades, seus gaps, onde pode melhorar oportunidades. O nosso evento tem um caráter motivacional, mas ao mesmo tempo muito técnico também”, destacou Freitas.

Evento Mulheres que Conectam - Genex - ABCZ
Foto: André Santos

Para Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ, o evento tem como objetivo fomentar a liderança e a participação das mulheres no agronegócio brasileiro é muito importante. “A Genex e toda a sua diretoria estão de parabéns por promover esse evento que vem crescendo a cada ano. Estava olhando ali no painel de apoiadores, quase 40 empresas apoiando o evento, e para nós da ABCZ poder receber esse evento aqui na nossa casa é muito importante. Falar da representatividade, da força das mulheres no agro. Nós, eu como Fazenda Cachoeira sou exemplo disso, somos 65 anos de história, 53 estão sendo tocados por mulheres, pela minha avó e pela minha mãe. Esse ano em especial teve um painel do próprio Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), reforçando o evento, trazendo mais informação, já falando de temas importantes como exportação e além dos outros temas técnicos”, explicou Cid.

Melina Paixão, Coordenadora de Marketing da Genex e uma das organizadoras do evento falou ao portal Compre Rural sobre a importância desse tipo de evento para o posicionamento da mulher dentro do agronegócio.

“Esse evento é pensado realmente com foco nas mulheres, mas a gente sempre fala que ele não é aquele evento cor-de-rosa. A gente quer realmente trazer um momento de conexão entre as mulheres, que elas estejam num espaço exclusivo para elas para discutir os temas que são importantes no dia a dia da fazenda. Como, por exemplo, gestão, a genética, reprodução, marketing, relacionamento, tecnologia, enfim, é um evento técnico e que tem como pano de fundo a conexão entre as pessoas. Então, a gente pensa cada detalhe realmente para que a gente possa inspirar nosso público, para que possam levar todo esse conhecimento com uma pitadinha ali de emoção no dia a dia”, destacou Melina.

Evento Mulheres que Conectam - Genex - ABCZ - Sergio Saud
Foto: André Santos

Segundo Sérgio Saud, Presidente do executivo da Genex Brasil, com o passar do tempo as mulheres estão se desenvolvendo, assumindo papéis importantes na sucessão familiar de grandes fazendas. “A gente entende que existe no Brasil um potencial muito grande, que são mulheres à frente de atividades. A gente tem hoje dentro das universidades de veterinária e de zootecnia, uma presença maior, feminina, e a gente nota que está aumentando. Então iniciamos o ano passado, um evento aqui mesmo em Uberaba, foi o primeiro que nós fizemos, no caso, ano passado foi em abril, mas a gente queria fazer remetente ao Dia das Mulheres em março, e agora a gente conseguiu fazer mais próximo, e essa segunda edição com o dobro de pessoas. Então, a ideia é essa, realmente, de valorização do papel da mulher dentro do agronegócio”, ressaltou Saud.

Saud destacou também o espírito de gestão e liderança das mulheres. “A gente entende que sem pessoas você não faz nada, então você precisa de pessoas para conduzir os negócios, e, na fazenda não é diferente, uma fazenda não funciona sem pessoas. E o que a gente percebe é que, na maioria dos casos, as mulheres têm uma relação melhor com as pessoas. Então elas se relacionam melhor, têm uma inteligência emocional maior e principalmente uma questão de escutar mais. E muitas vezes você precisa do diálogo, você precisa desse contato para poder gerir melhor as pessoas. Então, quando você tem mulheres à frente, na Genex mesmo tem várias mulheres à frente em papel de gestão, isso traz para a gente um cuidado maior com pessoas”, enfatizou Saud.

Evento Mulheres que Conectam - Genex - ABCZ
Foto: André Santos

Patrícia Santos foi uma das palestrantes de ontem e abordou, de um modo geral, mensagens para motivar o ser humano, uma reflexão mais profunda embasada na ciência da felicidade.

“Cada tópico trazido tinha ciência por trás, então não é o ‘achismo’, vamos acordar dizendo que está todo mundo feliz, que está tudo bem, que tudo vai dar certo. Então ela traz uma realidade, que nem sempre coisas boas acontecem, mas a gente vai ter que aprender a lidar. Traz a história de como eu estou pautando a minha vida perante a régua de quem, como eu disse Será que eu realmente estou buscando aquilo que me faz feliz? Será que realmente eu estou valorizando as pequenas coisas na vida? Porque é muito fácil a gente querer mais, mais, mais e às vezes o necessário já está aqui. E quando a gente não se dá conta da nossa força, do nosso valor, a gente começa a querer que o outro nos valide. E às vezes essa pessoa não tem a mínimas condições de falar, ou de te dar o seu valor, e a gente muitas vezes está pedindo do outro o que o outro não tem para nos dar. Então foi trazida também a questão do banho de chuveiro. Se você tem uma empresa, a liderança é que tem que estar pronta para desenvolver novos líderes, para ter essa escuta intencional, de ouvir, de ter empatia pelos seus subordinados e ao mesmo tempo ter a força para trazer os resultados”, destacou Patrícia.

Com o aumento da liderança feminina dentro da pecuária e da agricultura de uma forma geral, Patrícia transmitiu na sua palestra dicas para as lideranças femininas do agro.

“A mulher hoje tem mais anos de estudo do que os homens, comprovadamente, e, elas vivem mais do que os homens também. Se a gente vê uma família, quem é a cola da família? É a avó. Então, a importância da mulher, não desprezando de jeito nenhum a força masculina que nós também precisamos. A única coisa que nós não podemos é como mulher, na hora que assumir um poder, querer ter as características masculinas. A gente precisa de um homem que tenha as características masculinas para fazer naquilo que eles são bons, que é muitas vezes ter uma força maior, é ter muitas vezes aquela história de ser um trator e vai abrindo frente, e da mulher, e olhando os detalhes, e cuidando mais das pessoas, que isso é o que a gente sabe fazer. Agora, as mulheres, a gente tem que lembrar também, que elas ficam perto dos pais, por exemplo. Quando um homem casa, ele vai para a família da esposa, então, muitas vezes, ele se afasta da família, da terra da família, do gado da família, para a família da esposa. E, geralmente, a mulher fica para cuidar dos pais. Então, por isso também, hoje, que a gente vê muitas mulheres assumindo, não só a parte de pecuária, mas também na agricultura. O estudo, querer estar perto dos pais, ter mais tempo muitas vezes para se dedicar realmente àquilo, entender o valor daquilo na família e trazer principalmente a leveza que muitas vezes a mulher esquece de trazer. Ela pega pesado, por isso a importância de não perder a sua essência”, realçou a palestrante.

Gabriel Garcia Cid - Kika Ribeiro - Paula Paoliello Garcia Cid
Gabriel, Kika Ribeiro e Paula Paoliello / Foto: Tatiana Tavares

Kika Ribeiro, presidente da Associação de Criadores de Canchim (ABCCAN), observou a importância da presença no evento. “O ano passado eu vim como espectadora, ouvi mulheres falando para um grande público feminino, dando depoimentos ou relatando experiências pessoais e isso me deu força, munição, pra eu pegar, levantar minha mão e sugerir a candidatura como presidente da raça, que se tornou realidade. Este evento, de nível nacional, é muito importante sobre o aspecto da liderança feminina no agronegócio, por isso sugiro que todas as mulheres que são do setor participem porque é uma experiência única. A participação aumentou esse ano e há um objetivo de juntar mais de mil mulheres no próximo ano, estamos tornando o encontro algo bem grandioso. Também destaco a unicidade da mensagem transmitida no evento, isso tem gerado muitos insights, trazendo ideias para a vida pessoal e dos negócios de cada mulher que participa do evento”, finalizou Kika.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM