A imunidade e a saúde intestinal continuam sendo tópicos importantes no setor, e a pandemia apoiou ainda mais a demanda por variantes de iogurte.
As vendas de produtos lácteos com posicionamento em termos de saúde intestinal, digestão e suporte imunológico tiveram aumentos significativos, pois a saúde preventiva e a nutrição foram os catalisadores de sua popularidade. De acordo com a Voz do Consumidor da Euromonitor International Pesquisa de Saúde e Nutrição (2022), 63% dos consumidores globais responderam que ter um sistema imunológico forte define o que significa ser saudável para eles.
No entanto, à medida que os consumidores veem os alimentos cada vez mais como remédios, informações no rótulo como alto teor de proteína, orgânico e sem adição de açúcar também estão crescendo.
Em geral, as informações de saúde do rótulo tornaram-se cada vez mais importantes para os consumidores globais, com 43% dos entrevistados da Pesquisa de Estilo de Vida da Euromonitor International (2022), prestando muita atenção às informações e rotulagem nutricional, destacando a importância de rótulos e mensagens claras.
Estilos de vida em casa e híbridos mudam padrões e hábitos alimentares – inclusive para produtos lácteos
Muitos consumidores em todo o mundo estão ficando em casa com mais frequência e adotando um estilo de vida híbrido, com uma forte mudança para um padrão flexível de alimentação em horários convenientes, provocando uma onda de mudanças nos tamanhos das embalagens e nos formatos dos produtos.
No Canadá, por exemplo, foram lançados os queijos em cubos, como o Snack’rs cubes e o Squeak’rs cheese curds, visando reinventar o queijo como uma opção prática para o lanche escolar ou para adicionar às delícias culinárias locais, como o poutine.
À medida que os consumidores de todo o mundo tentam reduzir suas despesas devido ao aumento do custo de vida, os produtos lácteos estão cada vez mais posicionados para maior consumo e ocasiões preparo de alimentos em casa, pois os consumidores tentam cortar custos recriando experiências de refeição em casa, ao invés de frequentar os restaurantes.
Tendência de saúde e bem-estar será um fator-chave de crescimento para lácteos
A imunidade e a saúde intestinal continuam sendo tópicos importantes no setor, e a pandemia apoiou ainda mais a demanda por variantes de iogurte que aumentam o sistema imunológico, o que provavelmente continuará sendo uma tendência relevante na categoria, já que os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos que destacam o bem-estar.
Os produtos lácteos fermentados, incluindo o kefir, devem ter o desempenho de crescimento mais rápido globalmente, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) prevista de 4% nas vendas de valor no varejo.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
Além disso, os mercados emergentes estão apresentando o crescimento mais rápido para o queijo e, em particular, espera-se que a Ásia-Pacífico testemunhe um CAGR de 7% durante o período de previsão, na maioria devido ao forte crescimento na China.
O queijo é cada vez mais reconhecido na China por conter nutrição de alta qualidade, principalmente para crianças, devido ao seu teor de cálcio e proteína, sem alto teor de sal ou outros ingredientes adicionados.
Além disso, a Covid-19 acelerou a tendência de saúde e bem-estar, pois os consumidores globais se tornaram mais conscientes sobre o bem-estar e a construção de bons hábitos alimentares, que são os principais impulsionadores do crescimento dos laticínios.
À medida que o autocuidado se tornou mais pronunciado após a pandemia, os produtos “melhores para você” são uma tendência predominante nos alimentos embalados, pois os consumidores buscam desfrutar da comida e se sentir bem consigo mesmos sem culpa. Diante disso, os líderes do setor estão tentando evoluir e atender às mudanças nas preferências dos consumidores sem comprometer o sabor, apesar das pressões de custo.
Os consumidores estão cada vez mais procurando opções de lanches ricos em nutrientes, oferecendo benefícios adicionais à saúde, ao invés de serem apenas uma opção de preenchimento entre as refeições.
Fonte: Euromonitor International
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.