Cerca de 14,6 milhões de aves em bandos domésticos morreram de HPAI ou no abate de rebanhos infectados para reduzir a propagação da doença viral este ano
Pela primeira vez, a gripe aviária altamente patogênica (HPAI) foi confirmada em Minnesota, o principal estado produtor de perus do país, disseram autoridades agrícolas no fim de semana. Cerca de 14,6 milhões de aves em bandos domésticos morreram de HPAI ou no abate de rebanhos infectados para reduzir a propagação da doença viral este ano.
O USDA disse que a gripe aviária de “fluxo alto” foi identificada em uma fazenda de perus no condado de Meeker, cerca de 80 quilômetros a oeste de Minneapolis, e em um rebanho de espécies mistas no condado de Mower, cerca de 160 quilômetros ao sul de Minneapolis. Havia 300.000 perus na fazenda no condado de Meeker e 17 galinhas, patos e gansos no rebanho no condado de Mower, de acordo com a Minnesota Public Radio e a Associated Press.
Minnesota foi o 18º estado com um surto de HPAI. Quatro outros surtos foram relatados no fim de semana, três em fazendas de perus e ovos em Dakota do Sul e um em uma fazenda de caça de terras altas no estado de Nova York, de acordo com o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal. Separadamente, o Serviço de Marketing Agrícola disse aos avicultores orgânicos que eles poderiam manter seus pássaros dentro de casa como precaução contra HPAI, que pode ser transmitido por pássaros selvagens e seus excrementos.
“O confinamento temporário pode ser feito sem comprometer o status orgânico da operação certificada” quando a gripe aviária é detectada na área, de acordo com um memorando do USDA . “O método de confinamento temporário deve ser aprovado pelo agente certificador e deve fornecer a proteção necessária às aves, atendendo aos requisitos dos regulamentos orgânicos do USDA.” Normalmente, o gado orgânico fica do lado de fora pelo menos parte do dia.
Fonte: Agrolink