Mais de metade desses casos (166, no total) foi registrada no mês de abril, ou seja, em plena Primavera no Hemisfério Norte – ocorrência de certa forma inusitada.
Nesta quarta-feira, 18, o Serviço de Defesa Sanitária (APHIS, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgou dados relativos à ocorrência da Influenza Aviária em território norte-americano.
Conforme o APHIS, entre fevereiro e 17 de maio foram registrados nos EUA 327 focos de Influenza Aviária, perto de 55% deles (179 casos) envolvendo a avicultura comercial. Outros 148 casos envolveram criações domésticas.
Pelo menos até aqui, mais de metade desses casos (166, no total) foi registrada no mês de abril, ou seja, em plena Primavera no Hemisfério Norte – ocorrência de certa forma inusitada, pois, em surtos anteriores, a ocorrência se concentrou nos meses de dezembro e janeiro, isto é, no Inverno, como é típico das doenças respiratórias.
Também até o momento, 35 estados norte-americanos registraram focos da doença, que já envolveu perto de 28 milhões de aves, mortas pelo vírus ou submetidas a sacrifício sanitário na tentativa de evitar maior disseminação do problema.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Como o relatório é do dia 17, com certeza na conta do APHIS ainda não está incluso o estado de New Jersey, que registrou seu primeiro foco no dia 18. Assim, já são 36 os estados com focos de Influenza Aviária, o que significa que quase três quartos dos estados norte-americanos foram afetados.