Estância Saudade, Cabanha Boeck e Cabanha Timbaúba são premiadas na Expofeira de Encruzilhada do Sul

Levaram os campeonatos da raça Devon na 63ª Exposição Feira Agropecuária de Encruzilhada do Sul

O julgamento aconteceu na tarde de sábado, dia 14, no Parque de Exposições Desidério Finamor. Após a avaliação dos jurados Alisson Von Zeschau e Ludiézer Simões da Silva, o título de melhor trio de touros Devon foi para o lote de tatuagens 6246, 6252 e 6298 da Estância Saudade, de Ana Júlia Teixeira Senna Sarmento Barata, de São Gabriel, que foi premiada pela segunda vez. “Estamos muito felizes com o bicampeonato na feira de Encruzilhada. É uma praça muito relevante para o Devon, com constante agregação de novos criadores”, comemorou o criador Tiago Sarmento Barata.

O prêmio de melhor touro rústico foi para o exemplar Boeck 10 Bacharel Ruby Garupa 5504 Grana, da cabanha Boeck, de Everton Oliveira Boeck, de Encruzilhada do Sul. O criador lembra que o animal já havia sido duplamente premiado na Expointer 2023, como pertencente ao trio reservado campeão rústicos e foi, ainda, o exemplar campeão rústico. Após o julgamento, o exemplar foi comercializado para uma propriedade de Dom Feliciano.

Na raça Bravon, a Cabanha Timbaúba, de Alfredo Tavares, de Pedras Altas, foi premiada com o trio campeão, com os animais tatuagens 208, 209 e 211. Do mesmo lote também saiu o melhor touro Bravon da exposição: Timbaúba Bravon Trovão 211. “O Bravon vem marcando seu espaço, mantendo a rusticidade e a fertilidade do Devon, aliada a uma significativa redução nas infestações de carrapatos”, ressaltou Leonardo Tavares, administrador da propriedade.

O jurado Alisson von Zeschau destacou a qualidade dos animais. “Os animais estão excelentes, a raça Devon vem em uma evolução constante e bem expressiva”, resumiu. O avaliador ainda fez questão de destacar a participação de duas referências da raça, Claudio Ribeiro, da Fazenda Palmeira, e Alfredo Tavares, da Cabanha Timbaúba, na Expofeira de Encruzilhada. “São criadores sempre firmes e presentes nos eventos das raças”.

O presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Encruzilhada do Sul, Renan de Macedo, destacou os bons momentos que marcaram o dia. “Foi excelente. Já na chegada, os touros demonstraram a força da raça Devon e Bravon e o julgamento foi a coroação das cabanhas laureadas”. Macedo ressaltou, também, que após o julgamento, criadores e visitantes assistiram palestra sobre pastagens de verão, proferida pela engenheira agrônoma Cibele Medeiros, também criadora de Devon. “E a noite foi brindada com uma confraternização dos produtores integrantes do Núcleo”, descreveu.

“A Expofeira reuniu excelentes indivíduos das raças Devon e Bravon, de criadores do Vale do Rio Pardo, Região Sul e Centro do estado, é um evento tradicional e com sucesso de comercialização”, avaliou a vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini.

Fonte: Assessoria

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM