“Estamos em um ambiente de grandes oportunidades para o agro mundial”, destaca Fávaro em reunião com o ministro da Espanha

O encontro faz parte das reuniões bilaterais entre ministros de estados dos países participantes do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20.

Durante a reunião com o ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas Puchades, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, ressaltou a importância do diálogo para o comércio internacional, especialmente nas negociações sobre questões sanitárias e fitossanitárias.

“Essas reuniões bilaterais são fundamentais para sincronizarmos os assuntos e, juntos, superarmos desafios comuns a todos. Estamos acompanhando o cenário e as lutas dos produtores europeus e espanhóis para se manterem competitivos diante das restrições impostas pelas mudanças climáticas”, disse Fávaro, destacando que produtores de ambos os países enfrentam desafios semelhantes em relação às mudanças climáticas.

Altas temperaturas e incêndios: como o mercado tem reagido?

As novas formas de produção, com investimentos em tecnologias avançadas e sustentáveis, também foram discutidas na reunião. Fávaro mencionou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuária e Florestais Sustentáveis (PNCPD), que visa a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis nos próximos 10 anos.

“O Brasil tem hoje 90 milhões de hectares de pastagens em estado de degradação, e esses 40 milhões, tecnicamente comprovados pela Embrapa, são altamente viáveis para a produção de alimentos. Portanto, não é necessário avançar sobre florestas para intensificar a produção. Ao contrário, devemos reflorestar”, afirmou o ministro.

O ministro Fávaro também abordou na reunião a carta entregue ao comissário europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Januz Wojciechowski. Na ocasião, solicitou apoio ao ministro espanhol.

“Estamos em um ambiente de grandes oportunidades para o agronegócio mundial”, concluiu Fávaro.

Fonte: Mapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM