Estados terão calor de 40 ºC e mais de 100mm de chuvas na semana; saiba quais

Desde o Sul, que desfrutará de um período mais firme e ensolarado, até o Nordeste, que enfrentará uma intensificação do calor e da seca, os produtores e moradores do Brasil devem estar atentos às condições climáticas; confira a previsão do tempo para a semana

O Brasil se prepara para uma semana de condições climáticas diversas, trazendo desafios e oportunidades para diferentes regiões do país. Confira como o clima se comportará em cada parte do território nacional:

Sul

Na região Sul, uma semana de tempo mais firme se estabelecerá no interior do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As temperaturas gradualmente subirão ao longo dos dias, com máximas em torno de 30 °C. A chuva será concentrada na faixa leste, com volumes esperados entre 20 mm e 40 mm. Produtores são aconselhados a aproveitar o clima ensolarado para realizar manejo do solo, tratamentos fitossanitários e avançar nas semeaduras/colheitas.

Sudeste

A região Sudeste enfrentará outra semana chuvosa, com destaque para Minas Gerais, onde o acumulado pode atingir cerca de 60 mm. No leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, as chuvas serão menos volumosas, variando em torno de 30 mm em 5 dias. As temperaturas amenas, entre 25 ºC e 30 ºC, trarão alívio para o litoral paulista, enquanto a ausência de precipitação mais intensa no centro-oeste de São Paulo preocupa a produtividade das lavouras, especialmente de milho e soja.

Centro-Oeste

Goiás e Mato Grosso do Sul enfrentarão uma semana de calor intenso, com máximas atingindo os 40 ºC, causando estresse térmico nas lavouras e gado. O sul-mato-grossense continuará sob estresse hídrico, com chuvas limitadas a 20 mm. Em contrapartida, Goiás contará com um acumulado de aproximadamente 60 mm, mantendo a umidade do solo. Mato Grosso terá temperaturas mais amenas, favorecendo os cultivos, mas a umidade extra pode prejudicar os trabalhos em campo.

Nordeste

A faixa leste do Nordeste, incluindo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, norte e leste da Bahia, enfrentará uma semana quente e seca, com acumulado de chuva em torno de 10 mm. Isso eleva o risco de incêndios. No entanto, Maranhão, oeste do Piauí e extremo oeste da Bahia receberão chuvas mais intensas, em torno de 60 mm, acompanhadas de rajadas de vento e possíveis granizos.

Norte

A região Norte experimentará uma semana quente e úmida, com exceção de Roraima, onde o acumulado mal chegará a 10 mm. Em outros estados, as chuvas variarão entre 60 mm e 100 mm, mantendo a umidade do solo e beneficiando as pastagens. Contudo, as altas temperaturas, em torno de 36 ºC, podem propiciar o surgimento de doenças fúngicas nas lavouras em desenvolvimento, gerando preocupações entre os agricultores.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM