Estados do Sul trabalham em parceria para evitar a entrada da gripe aviária

“Diversos treinamentos estão sendo realizados em todas as 19 regionais para os médicos veterinários oficiais”, informou a Epagri.

O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, diz estar em contato com os governos do Rio Grande do Sul e do Paraná para que possam “trabalhar juntos” na prevenção da gripe aviária na região. Em nota, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) informa que, após os casos da doença nos vizinhos Uruguai e Argentina, o estado sulista passou a intensificar as ações de prevenção e de vigilância contra a doença.

O Brasil segue sem nunca ter registrado a doença em seu território. Segundo a Epagri, a avicultura é uma atividade econômica importante na região Sul do país. O Paraná, por exemplo, é o maior produtor de aves do Brasil. Santa Catarina, por sua vez, aparece na segunda colocação.

A equipe da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está reforçando campanhas informativas e o trabalho de educação sanitária junto aos produtores. “Diversos treinamentos estão sendo realizados em todas as 19 regionais para os médicos veterinários oficiais”, informou a Epagri.

Gripe aviária em países vizinhos

gripe aviaria parana
Foto: Freepik

Por ora, o Brasil está “cercado” por vizinhos que já registraram surtos de gripe aviária. Bolívia e Venezuela são alguns exemplos. Na fronteira do país justamente com o Sul do Brasil, Argentina e Uruguai confirmaram os primeiros casos da doença na última semana.

Fonte: Estadão Conteúdo

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM