Chuvas intensas e mudanças climáticas significativas estão previstas para atingir o Brasil nos próximos dias, interrompendo a recente onda de calor que tem assolado o país; confira a previsão do tempo
Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma intensa massa de ar quente está dominando o clima sobre o Rio Grande do Sul, estendendo-se também sobre Santa Catarina e o Paraná até o próximo sábado (16). No entanto, espera-se o aumento da umidade, o que resultará no deslocamento de novas áreas de instabilidade da fronteira do Uruguai, atingindo o Rio Grande do Sul a partir da tarde de sexta-feira (15) e durante o dia seguinte.
As chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento superiores a 70 km/h e possibilidade de queda de granizo, podem persistir até a próxima quarta-feira (20), com acumulações significativas de chuva. O Inmet prevê mais de 200 mm de chuva no centro e oeste do Rio Grande do Sul, com mais de 100 mm nas demais áreas do estado. Alerta também é emitido para Santa Catarina e Paraná, onde o volume de chuva também pode ser significativo, superando os 100 mm em algumas regiões.
A partir de quarta-feira (20), uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul, intensificando as áreas de chuva. Uma massa de ar frio acompanhará essa frente, provocando uma queda significativa nas temperaturas.
As chuvas previstas interromperão a onda de calor que tem afetado a região, com as temperaturas máximas começando a cair a partir de sexta-feira (15). Apesar da chegada da chuva e do clima mais ameno, é possível que a sensação de tempo abafado persista. Esse padrão será observado também entre Santa Catarina e o Paraná a partir de domingo (17), marcando o fim da onda de calor que tem impactado a região nos últimos dias.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.