A forte demanda global por fertilizantes deve durar pelo menos até 2023, disse o vice-presidente sênior de vendas da CF, Bert Frost.
(Reuters) – A escassez de fertilizantes nitrogenados devido ao aumento dos preços do gás natural está ameaçando reduzir a produtividade das safras globais no próximo ano, disse a CF Industries, uma grande produtora do nutriente, nesta quinta-feira.
Os preços do gás na Europa aumentaram em meio à alta demanda, à medida que as economias se recuperam da pandemia e com níveis de armazenamento de gás abaixo da média no início da temporada de aquecimento para o inverno.
O gás natural é um insumo fundamental na produção de fertilizantes à base de nitrogênio e os custos mais elevados fizeram com que alguns produtores cortassem a produção.
“Quem vai conseguir as escassas toneladas que estão lá? Haverá muita demanda não atendida que será reprimida”, disse o chefe-executivo da CF, Tony Will, a analistas em uma teleconferência. “E então acreditamos que a produtividade vai cair, em uma base global, no próximo ano. Não por causa da destruição da demanda, apenas porque não há toneladas suficientes disponíveis.”
- Instabilidade no tempo marca os próximos dias no Estado
- Jeff Bezos investe milhões em vacina para reduzir metano do gado
- Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
- Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
- São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
Os preços do fertilizante de nitrogênio, um dos fertilizantes mais usados para aumentar a produção de milho, canola e outras safras, estão em suas máximas em mais de uma década.
O furacão Ida também atingiu as fábricas de amônia da CF em Louisiana no final de agosto, forçando a interrupção da produção. A forte demanda global por fertilizantes deve durar pelo menos até 2023, disse o vice-presidente sênior de vendas da CF, Bert Frost.
Fonte: Reuters