Esalq emite nota sobre o fim do Indicador do Boi Cepea/B3

O Centro de pesquisas da Esalq/Universidade de São Paulo emitiu uma nota oficial sobre o encerramento da parceria com a B3 para a elaboração do Indicador do Boi Cepea/B3

Fim de uma era! O Centro de pesquisas da Esalq/Universidade de São Paulo, Cepea, emitiu uma nota nesta quarta-feira (09) informando sobre o encerramento da parceria com a Bolsa de Valores Brasileira B3. Depois de 30 anos sendo a referência oficial para liquidar os futuros desse ativo no bolsa, o centro ligado a Universidade de São Paulo será substituído por um indicador desenvolvido pela Datagro.

A mudança foi anunciada nesta terça-feira à noite e será válida para os contratos que vencem a partir de fevereiro de 2025 — cuja negociação começará a partir de ontem, quarta-feira (9). Os papéis que vencem em outubro, novembro e dezembro deste ano, bem como em janeiro de 2025, continuam sob a metodologia antiga, do Cepea.

Criado a partir de uma demanda do próprio setor, o Indicador do Boi DATAGRO reúne dados fornecidos voluntariamente pelos pecuaristas e frigoríficos que participam de transações de bovinos nas praças de comercialização. O Indicador conta com metodologia própria, disponível para consulta no site da empresa, e que passa por revisão periódica.

É uma ferramenta transparente e independente, que consegue refletir, de maneira assertiva, a realidade do mercado”, analisa João Otávio Figueiredo, head de Pecuária da DATAGRO.

O Indicador do Boi DATAGRO foi criado em 2019 e, atualmente, recebe mais de um milhão de cabeças de animais reportados na média mensal, a nível nacional, isto representa mais de 60% de bovinos no Brasil. No Estado de São Paulo, o patamar é o mesmo de representatividade, registrando uma amostra acima de 60% do abate no Estado.

Consultado pelo CompreRural, o especialista e trader da bolsa de valores (B3) Fabiano Tavares, da PNM Trading, nos disse que todos devem ganhar com a mudança. “A mudança acontece devido há cobranças de várias entidades classistas, pecuaristas, técnicos e analistas de mercado, onde colocam em xeque os indicadores fornecidos pela Esalq/CEPEA” esclarece o zootecnista.

Fabiano comenta sobre vários problemas como discrepância de preços, volatilidade alta e outros fatores. “A DATAGRO é uma empresa que está no mercado há mais de 35 anos, é responsável pelos indicadores de etanol, carne e soja, inclusive no mercado norte-americano. Eu gostei muito da mudança, vamos continuar cobrando o trabalho sério da empresa e acredito que todos da cadeia pecuária tem a ganhar com isso” – finalizou o especialista.

Confira a nota completa

O Cepea, Centro de pesquisas da Esalq/Universidade de São Paulo, informa que a parceria com a B3 para a elaboração do Indicador do Boi Cepea/B3 está sendo encerrada. Independentemente disso, o Cepea seguirá elaborando o Indicador do boi. Todas as suas pesquisas sobre o mercado pecuário serão continuadas, assim como as dos mercados agrícolas.

O Agronegócio Brasileiro continuará contando com as informações e análises do Cepea para que a justa concorrência sempre prevaleça. A parceria do Cepea com a B3 segue com a elaboração dos Indicadores do Milho e do Etanol, bem como outras iniciativas em estudo.

O Cepea reitera seu compromisso com os princípios científicos, a imparcialidade e os valores de integridade que o guiam há mais de 40 anos. Em sua rede de mais de 20 mil colaboradores, atuantes em 32 cadeias agropecuárias pesquisadas continuamente, o agente de pequeno porte tem o mesmo espaço que o de grande porte.

Sem fins lucrativos, o Cepea faz pesquisas que objetivam proporcionar transparência aos mercados, reduzindo as assimetrias de informação que limitam o desenvolvimento equilibrado do mercado. Em ambientes transparentes e com informações simétricas, a influência do poder econômico nos negócios tende a desaparecer.

O compromisso do Cepea, assim como o da ESALQ e o da USP, é com a sociedade brasileira.

Equipe Cepea

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM