Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz celebra 120 anos; Cerimônia virtual contou com a participação de dirigentes, políticos e ex-alunos, que foi fundada em 1901.
Uma cerimônia virtual, realizada no dia 3 de junho, marcou a comemoração dos 120 anos da fundação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), uma das unidades fundadoras da USP.
O evento contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, além de depoimentos de dirigentes da Universidade, políticos e pesquisadores.
A programação também apresentou homenagens, inaugurações, reverências e o lançamento dos livros Diferentes Abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: História, Política Pública, Economia e Recurso Hídrico e Diferentes Abordagens sobre Agricultura Irrigada no Brasil: Técnica e Cultura, frutos dos trabalhos da Cátedra Luiz de Queiroz, comandada atualmente pelo engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli.
A Esalq nasceu em 1901, a partir do sonho de Luiz Vicente de Souza Queiroz, que doou a Fazenda São João da Montanha ao Governo do Estado de São Paulo para criação de uma escola agrícola. Até 1934, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura.
A partir de então, passou a integrar a USP, como uma de suas unidades fundadoras. Considerada um centro de excelência, possui sete cursos de graduação. Já formou 15.488 profissionais, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por sua contribuição nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas.
Em 1964, a escola foi a primeira unidade da USP a implantar programas de pós-graduação. Até hoje foram 9.125 titulados, entre mestres e doutores.
- Nova técnica aumenta em 287% a produção de milho em estado do Matopiba
- Cerca de 11 toneladas de maconha são apreendidas pela PRF em ração para gado
- Favoritos são derrubados por touros em nova etapa da PBR; quem será o campeão?
- Os cavalos mais rápidos, fortes e resistentes do mundo: conheça os recordistas mundiais
- Agricultores serão indenizados em R$ 2,1 milhões por receber sementes de milho ‘com defeito’
A forte inclinação que a Esalq possui para o ensino diferenciado e a pesquisa de qualidade está contemplada em 130 laboratórios instalados em 12 departamentos, em uma estrutura que emprega 669 profissionais, entre docentes e servidores técnico-administrativos.
Fonte: Jornal da USP / Erika Yamamoto