“Precisamos recuperar a nossa produção de leite, é o nosso grande desafio. Já temos uma série de boas iniciativas em curso no Estado”.
O desafio do agronegócio capixaba atualmente é reabilitar a produção de leite. A avaliação é do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Até o final de junho, o governo estadual vai lançar um programa de recuperação em parceria com o setor privado. A ideia é iniciar o processo antes mesmo do lançamento do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag), que deve ficar pronto e começar a rodar até o final de agosto.
“Precisamos recuperar a nossa produção de leite, é o nosso grande desafio. Já temos uma série de boas iniciativas em curso no Estado, mas a ideia é reunir as boas ideias e focar no processo de retomada. Temos tecnologia e o preço do leite é satisfatório para o produtor”, assinalou Bergoli.
O trabalho terá dois pontos fundamentais de sustentação: avançar na qualidade da alimentação dada ao gado e melhoramento genético dos animais. “Não podemos depender apenas da chuva para alimentar os animais. Aqui no Estado, no período de seca (entre maio e setembro), a produção de leite chega a encolher 50%. Temos que avançar, há muito para fazer”.
O secretário quer espalhar o sistema de Compost Barn pelo Espírito Santo. Trata-se de um modelo avançado de confinamento de animais de alta produtividade. Ali eles estarão em um ambiente (um galpão) higiênico e com eficiência de manejo e alimentação. Por não ser necessário um espaço muito grande, é ideal para pequenas propriedades, que é uma característica do Estado. “A ideia é montar uma linha de crédito específica no Bandes para ajudar no financiamento dessas unidades”, explicou o secretário.
Hoje, no Espírito Santo, a produção de leite não chega a 1 milhão de litros por dia. Enquanto isso, a capacidade dos laticínios instalados no Estado quase chega aos 2 milhões de litros diários.
Fonte: A Gazeta
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.