Paris-2024: equipe de saltos do hipismo do Brasil é desclassificada por ferida em cavalo; Pedro Veniss e sua montaria estão fora ainda da prova individual
A equipe brasileira de saltos do hipismo foi desclassifica das Olimpíadas de Paris nesta quinta-feira. A punição aconteceu durante a prova das eliminatórias da modalidade quando comissários observaram uma ferida no cavalo de Pedro Veniss, batizado de Nimrod de Muze.
O atleta havia feito uma boa volta, sem nenhuma penalidade, mas a questão de saúde do cavalo comprometeu a participação nos Jogos. Sem a nota de um membro da equipe, o Brasil foi desclassificado da prova. A equipe brasileira entrou com recurso.
A desclassificação demorou a sair de forma oficial. Assim, Stephan Barcha, conseguiu completar mais uma volta para a equipe brasileira. Esta com uma penalidade no percurso no Jardins do Chateau, do Palácio de Versalhes. Ao fim da rodada, o Brasil apareceu desclassificado na tabela.
Com a nova regra da modalidade, a equipe brasileira não poderia descartar o resultado de Pero Veniss, para seguir viva na competição. Por isso, o time precisou se despedir do torneio. A notícia foi tratada com muita frustrações pelos atletas, que tinham chances reais de medalha.
A decisão da comissão de prova em eliminar Veniss foi controversa. Segundo fontes presentes no local, o cavalo não estava de fato sagrando, o que configuraria a punição. O animal estaria com uma espécie de assadura, que tria sido causada pelo contato com a barrigueira. Contudo, uma reavaliação identificou vestígios de sangue no cavalo.
Em uma foto feita do animal não se vê claramente o sangue. É preciso ampliá-la para, então, ser possível perceber um leve arranhão. Os vestígios de sangue só foram identificados quando se passou um lenço no animal.
A punição desclassifica Pedro Veniss da prova por equipes e do individual. Por outro lado, os brasileiros Stephan Bacha, Rodrigo Pessoa e Yuri Mansur seguem na disputa pela medalha olímpica no individual.
Confira a nota oficial da Confederação Brasileira de Hipismo:
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.