Envios de carne bovina à China voltam a se intensificar

Até o enceramento da segunda semana de junho, o Brasil já escoou 70,32 mil ton de carne in natura, com a média de embarque diário de 11,72 mil ton.

As exportações brasileiras de carne bovina in natura atingiram em maio o maior volume de 2023 e também um recorde para o mês.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse resultado se deve à intensificação dos envios à China.

Dados da Secex mostram que o Brasil escoou a todos os destinos 168 mil toneladas de carne bovina em maio, expressiva alta de 52,7% frente à quantidade de abril deste ano e 10% acima da de maio de 2022.

A China, especificamente, depois de as exportações terem totalizado apenas 54 mil toneladas em março deste ano e 40,5 mil toneladas em abril – devido à suspensão dos envios por conta de casos atípicos de “vaca louca” no Brasil, foram escoadas em maio 110,98 mil toneladas, 15,7% a mais que em maio de 2022, ainda de acordo com dados da Secex.

Pesquisadores do Cepea destacam que a última vez que o volume exportado ao país asiático havia ficado acima de 100 mil toneladas foi em outubro de 2022, quando 128,57 mil toneladas de carne bovina brasileira tiveram como destino a China.

Dados preliminares de exportações de junho da Secex provam que os movimentos da China em relação ao mercado de carne brasileiro ainda estão firmes.

Até o enceramento da segunda semana de junho, o Brasil já escoou 70,32 mil toneladas de carne in natura, com a média de embarque diário de 11,72 mil toneladas.

Se esse ritmo se mantiver até o final de junho, o volume exportado pode ultrapassar as 240 mil toneladas.

Fonte: Assessoria Cepea

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM