Entrada da Geração Z no setor vai mudar o agro

A mentalidade da Geração Z no agro contrasta com gerações anteriores, sinalizando uma tendência de ruptura e transformação acelerada nas próximas décadas; entenda

Estamos testemunhando uma revolução no cenário agrícola à medida que a Geração Z, marcada por valores distintos e uma abordagem pragmática, entra no mercado com uma mentalidade moldada pela rápida evolução tecnológica e novos paradigmas sociais. Essa geração, sucedendo a Geração Y, não apenas está ressuscitando antigos hábitos, mas também transformando aqueles com baixa penetração, deixando sua marca inconfundível na agricultura.

Décio Luiz Gazzoni, Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja, destaca que a pandemia não alterou a agenda das transformações, apenas antecipou metas e fatos. Os Gen Zers, conscientes em suas escolhas, moldam o consumo agrícola por exigências como saúde, qualidade, ambiente e transparência. Essa nova abordagem exige uma rápida adaptação no mercado.

A diversidade de perspectivas da Geração Z em relação à agricultura é evidente, revelando que 54% preferem não permanecer nas propriedades familiares, mas muitos expressam interesse em carreiras agrícolas. O estudo destaca a preferência por bioinsumos, como biopesticidas, em detrimento das marcas tradicionais, indicando uma mudança nas lealdades no mercado.

A Geração Z, caracterizada como pragmática e focada, está ávida por desempenhar papéis variados no setor agrícola, aproveitando as inovações tecnológicas e as oportunidades ao longo da cadeia. Essa mentalidade contrasta com gerações anteriores, sinalizando uma tendência de ruptura e transformação acelerada nas próximas décadas.

Assim como ocorreu em outras passagens de bastão, mudanças virão. Nesta década, elas serão mais significativas pela plêiade de possibilidades, resultantes da interação entre a velocidade de inovação e de comunicação”, destaca Gazzoni. A consolidação de uma variável diretriz clara é evidente: a preocupação com sustentabilidade, governança e transparência, especialmente em relação à segurança dos alimentos e à proteção do ambiente.

Diante desses sinais, as cadeias agrícolas devem capturar e internalizar esses valores, direcionando-os até os agricultores, pois, como ressalta Gazzoni, “o consumidor sempre tem razão“. A transformação liderada pela Geração Z está redefinindo não apenas o presente, mas também o futuro do setor agrícola, impulsionando-o em direção a práticas mais sustentáveis e inovadoras.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM