Entidades do setor discutem importação de leite no país

As importações brasileiras de lácteos de janeiro a maio de 2023 tiveram acréscimo de 212% de janeiro a maio deste ano em relação aos primeiros cinco meses de 2022.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor produtivo participaram, na segunda (19/06), de reunião com a deputada Ana Paula Leão e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir a importação de leite no país.

O crescente e expressivo aumento da importação de leite em pó em 2023 tem preocupado o setor lácteo brasileiro, principalmente em razão dos impactos na competividade do pequeno e médio produtor de leite.

Segundo o vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura Leite da CNA e presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg, Jônadan Ma, no encontro foram apresentados os gargalos da produção nacional de leite diante da importação de lácteos, que muitas vezes são subsidiados em seus países de origem.

“As importações estão em excesso, batendo recordes, prejudicando a produção nacional. Conseguimos uma resposta muito positiva por parte do ministro para que, junto com outros ministérios (MDIC e Mapa), possamos adotar medidas para melhorar a situação do produtor de leite brasileiro”, disse Jônadan.

As importações brasileiras de lácteos de janeiro a maio de 2023 tiveram acréscimo de 212% de janeiro a maio deste ano em relação aos primeiros cinco meses de 2022. Neste ano, o Brasil já importou 850 milhões de litros de leite, volume que, no ano passado, foi atingido só em setembro.

Participaram da reunião o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o assessor técnico da entidade, Guilherme Dias.

Fonte: MilkPoint

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM