Potência de 1.000 W, geração de até 720 kWh por mês. Suficiente para suprir a demanda de até 5 casas dependendo da disponibilidade de água e relevo. Confira!
A Micro Usina Hidrelétrica, a Hidreo, é um equipamento de pequenas dimensões, fácil instalação e baixo impacto ambiental. Ela permite que proprietários de terrenos com passagem de água possam gerar sua própria energia, sendo uma alternativa aos altos custos de energia ou para regiões sem acesso à rede elétrica. A solução se torna uma das grandes oportunidades para pequenas propriedades rurais. Confira!
As propriedades rurais sempre sofrem com o problema da energia elétrica, isso é uma realidade difícil de ser resolvida. Muitas vezes, a falta de energia acaba limitando a introdução de tecnologias na propriedade ou, em alguns casos, o produtor acaba tendo grandes prejuízos, sendo os tanques de resfriamento do leite um bom exemplo disso.
Dentro desse cenário, dois engenheiros mecânicos pioneiros de Curitiba – Felipe Wotecoski e Juliano Rataiczyk – combinaram os seus conhecimentos de engenharia com um vasto conhecimento da capacidade hidrelétrica do Brasil para criar a Hidreo. A Startup inovadora desenvolve tecnologias de ponta para a microgeração de energia.
A Hidreo Mini é uma fonte de energia compacta e eficiente adequada para fontes de água com recursos mínimos, como riachos, pequenos rios, ou escoamento de águas residuais.
De forma resumida, a Hidreo é uma microusina hidrelétrica de baixa vazão capaz de gerar até 720 kWh por mês – o suficiente para abastecer de energia limpa até 5 casas de porte médio. Ela une tecnologia e design, com impacto positivo para o meio ambiente e sem risco de contaminação da água.
Como a Hidreo Usina Hidrelétrica Funciona?
A água é captada em um ponto alto do terreno, tubulada até a máquina e entra na Hidreo MINI através dos bicos injetores. A pressão da água move a turbina transformando a energia da água em rotação. Esse rotação é transmitida pela correia até o gerador, que transforma energia mecânica, em energia elétrica.
Na saída da máquina o cabo deve ser ligado até o controlador de carga que carrega as baterias, e de onde a energia pode ser usada. Ou seja, a Hidreo MINI também é uma Micro Turbina Hidráulica, uma Micro Central Hidrelétrica.
- Pif Paf tem recorde em gestação suína de matriz em MG
- Fruticultura de SP exportou US$ 250 milhões em 2024, 13% mais do que que em 2023
- São Martinho capta US$ 165 mi para implementar primeira fábrica de biometano
- Tocantins deve colher 10,7% mais grãos em 2024/25, com 8,5 milhões de t
- Após dois trimestres em queda, PIB do agro reage no 3º tri, e recuo esperado para 2024 diminui
Como é feita a manutenção
A manutenção da Hidreo MINI é bem simples. O principal ponto de atenção, deve ser a captação, garantindo que não entre folhas, galhos e pedras que possam prejudicar o sistema.
Caso passe algum sedimento pelo filtro, pode ocasionar o entupimento dos bicos injetores. Neste caso, você deve realizar a limpeza deles, conforme recomendado em nossos materiais. Outro componente que deverá ser trocado periodicamente, é a polia de transmissão. Essa troca deve ocorrer a cada 1 ano mas é extremamente simples e barata.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.