Encontro Virtual da Raça Girolando terá renomados especialistas do Brasil e dos Estados Unidos ministrarão palestras sobre temas relacionados à pecuária leiteira
Diversas inovações da pecuária leiteira do Brasil serão apresentadas durante o Encontro Virtual da Raça Girolando, que será promovido de 13 a 15 de julho pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site do evento.
A proposta é levar conteúdo técnico para os pecuaristas brasileiros e de outros países da América Latina, contribuindo para o aprimoramento da seleção e manejo dos rebanhos Girolando, raça que corresponde a 80% do leite produzido no Brasil e uma das que mais exporta sêmen. Os participantes poderão acompanhar palestras ao vivo com renomados especialistas do Brasil e dos Estados Unidos, além de poder entrar em salas virtuais para conhecer as novidades e tecnologias de diversas empresas. As palestras acontecerão das 19 às 22h30.
O evento será aberto com a palestra magna do agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que abordará os avanços do agronegócio do leite nas últimas décadas. A história do indicado ao Prêmio Nobel da Paz com a raça Girolando é longa. Ele era o ministro da Agricultura em 1978, ano em que foi fundada a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (que na época chamava-se Assoleite). Paulinelli delegou à entidade a condução do Programa de Cruzamento Dirigido (Procruza), cujo objetivo era a seleção de gado de leite e de corte em todos os graus de sangue. Um ano após o encerramento do Procruza, em 1989, a associação iniciou o programa de formação da raça Girolando e o registro genealógico dos animais.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Durante o Encontro Virtual da Raça Girolando, Alysson Paolinelli também fará o registro genealógico simbólico de um animal, que representará a marca de 2 milhões de registros efetuados entre os anos de 1989 e julho de 2021. Esse feito coloca a Girolando como a primeira raça leiteira, genuinamente brasileira, a atingir essa marca.
Programação do Encontro Virtual da Raça Girolando
O evento terá no primeiro dia palestras sobre criação de bezerras, mercado do leite e aplicação de resultados da qualidade do leite na seleção do rebanho. Entre os palestrantes, estarão especialistas da Esalq/USP, Universidade Federal de Minas Gerais, Cepea e Clínica do Leite. O segundo dia será dedicado ao melhoramento genético, com palestras de especialistas do Brasil e dos Estados Unidos, além de lançamentos de tecnologias e do Sumário de Touros da raça Girolando. O terceiro e último dia será voltado para os sistemas de produção, critérios de seleção da raça e importância do registro genealógico e das provas zootécnicas.