Dentre os temas a serem tratados no planejamento, destacam-se o armazenamento e o abastecimento de grãos básicos.
Durante encontro realizado em 30 de novembro pela Rede Regional de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos América Latina e Caribe (Red SPAA), foi aprovado o planejamento para o biênio 2024-205. O Brasil sediará em julho do próximo ano a IX reunião regional da Red SPAA e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é a representante do Brasil na Rede.
De acordo com informações da instituição, dentre os temas a serem tratados, destacam-se o armazenamento e o abastecimento de grãos básicos (abordados pelo Brasil e pelo México), programas de abastecimento local, processos de compras públicas de agricultura familiar, e monitoramento de preços e comportamento de mercado.
Durante o encontro também foi lançado um website da Rede onde serão divulgados diversos conteúdos como notícias, vídeos, eventos e atas das reuniões. A Red SPAA também conta com uma páginano Twitter onde é possível acompanhar temas relacionados aos trabalhos em andamento.
No segundo semestre de 2024 ocorrerão novos encontros técnicos da Red SPAA . O Brasil estará à frente dos debates no encontro de agosto, com Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Honduras.
Políticas públicas
Os Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização Alimentar (SPAA) são ferramentas que visam garantir um abastecimento estável de alimentos, ao mesmo tempo que dinamizam as economias locais, apoiam a agricultura familiar, geram reservas alimentares estratégicas e abastecem programas alimentares.
Também objetivam gerar os incentivos necessários para uma produção e comercialização inclusiva, eficiente e equitativa, procurando responder a situações de emergência ou de escassez e reduzir as oscilações violentas de preços, por meio da sua intervenção direta na geração e divulgação de informação comercial sobre preços e quantidades e origem geográfica dos produtos.
Fonte: Conab
Veja mais:
- Égua Crioula mais cara da raça bate recorde e vale R$ 2,7 milhões
- Radar Agtech revela que Brasil já conta com quase 2 mil startups no agronegócio
- Preço futuro do boi gordo projeta início de 2024 acima de R$250/@
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.