Programa de Formação de Empreendedores procura desenvolver todas as habilidades do produtor rural que deseja aumentar seus lucros na propriedade
Sair da zona de conforto, alinhar ideias, buscar conhecimento e desenvolvimento profissional, descobrir seu potencial, aprimorar a capacidade de solucionar problemas, agregar valor ao produto, aumentar os lucros, ampliar a produtividade, melhorar o gerenciamento da propriedade rural, aplicar novas ideias no negócio e aumentar a rede de contatos. Essas são algumas das expectativas dos 24 empresários rurais participantes do projeto-piloto inédito no País: o Seminário Empretec – o melhor Programa de Formação de Empreendedores, agora para empreendedores rurais o Empretec Rural – no Hotel Figueiras, em São Miguel do Oeste.
A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Cooperativa Sulcredi São Miguel, Cooperativas da Agricultura Familiar do Oeste de Santa Catarina, Coopercentral Fronteiras e cooperativas afiliadas. Participam até sábado (19) do Empretec Rural empresários rurais dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Descanso, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Paraíso, Princesa, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Saudades. O evento observa todos os protocolos de combate à covid-19: distanciamento social, disponibilização de álcool em gel e utilização obrigatória de máscara.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, atualmente ocorre o processo inverso da migração dos jovens, que estão retornando às propriedades rurais de suas famílias. “Para isso estão investindo em inovação, no aumento da produtividade, em competitividade, na gestão do negócio e no aperfeiçoamento de suas habilidades pessoais. Com isso aumenta cada vez mais essa visão de que ele é um empreendedor do campo”, ressaltou ao comentar que o Empretec Rural ajudará os participantes a buscarem seus sonhos.
O engenheiro agrônomo e atual presidente da Cooperativa de Crédito Sulcredi São Miguel, Cleber Simionato, conta que sempre teve o desejo de fazer o seminário Empretec na busca de conhecimento pessoal e para desenvolver competências que contribuíssem com os setores em que atuam. “Além de participar e acompanhar a evolução deste grupo de associados a minha intenção é utilizar os conhecimentos adquiridos para contribuir com o quadro de associados da Sulcredi em suas propriedades, mais adiante ajudar e organizar a logística da produção de sucos de uva na Cooperativa Agroindustrial de Iraceminha (COOPERAGIR)”. Na cooperativa, ele também faz parte juntamente com outras 45 famílias da agricultura familiar, no qual o suco de uva natural é destinado para a merenda escolar em Prefeituras Municipais do grande oeste catarinense.
Como avaliação do primeiro dia de seminário, Simionato destaca que o Empretec é o principal programa de formação de empreendedores no mundo. É uma oportunidade única para os participantes despertarem suas habilidades, reconhecerem os limites e, principalmente, buscarem alternativas e soluções para gerir de maneira mais eficiente as propriedades na agricultura familiar.
A engenheira agrônoma e técnica de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Camila Cristiane Grando, está assumindo ao lado de seus dois irmãos, a gestão da propriedade rural de seus pais localizada na Linha Biguazinho, no município de Iraceminha. Camila destacou que para as futuras instalações da Leiteria Agrogrando a família está investindo em melhoria genética do rebanho, em estrutura e tecnificação, pois o propósito é ter um produto de qualidade com sustentabilidade e qualidade de vida.
“A participação no Empretec Rural suprirá minhas necessidades nesse processo de sucessão familiar, além de ampliar meus conhecimentos. Desde os 15 anos faço a gestão financeira da empresa da família e atualmente também auxilio no gerenciamento das propriedades rurais que atendo, ou seja, pretendo multiplicar o aprendizado desta semana”, argumenta. Como avaliação inicial do programa, Camila afirma que a proposta é surpreendente e faz com que o participante reflita sobre seu potencial. “É uma oportunidade única para nosso desenvolvimento e também para compartilhar com outros empresários rurais”, analisou.
Diferenciais do Empretec Rural
O propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos. O seminário é conduzido pelos facilitadores Renato Santos, Nilmar Paul, Olavo de Geroni e Ricardo Titericz, e é acompanhado pela coordenadora estadual do Empretec do Sebrae/MG Silvana Gonçalves Paiva Santiago, pelo diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro e pelo gerente regional do oeste e extremo oeste Udo Martin Trennepohl.
De acordo com o facilitador, Nilmar Paul, no Empretec Rural são ampliadas as capacidades de detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar sua eficiência, aumentar os lucros em situações complexas, satisfazer os clientes, testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. “A proposta também incentiva a inovação em processos, produtos e serviços; a adoção de práticas sustentáveis; a utilização de múltiplas fontes de informação; o desenvolvimento da autorresponsabilidade e o reforço da autoconfiança”, explicou.