Empresa pioneira em Sistema de Plantio Direto lança plantadeira articulada com rodado de transporte e tecnologias exclusivas na Expodireto Cotrijal
Uma das empresas pioneiras no desenvolvimento de equipamentos para o Sistema de Plantio Direto (SPD) no Brasil, a Semeato leva para a Expodireto Cotrijal 2024, que acontece de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque (RS), um portfólio diversificado de plantadeiras e semeadeiras. Além dos modelos em exposição, que chamam a atenção dos visitantes, o estande da empresa também reunirá especialistas e agricultores em evento gratuito sobre plantio direto e agricultura regenerativa.
A empresa participa do evento desde a primeira edição, no ano 2000, conforme relata Carolina Rossato, diretora comercial e vice-presidente da Semeato. “É uma feira que oferece conhecimento. Apresentar os nossos lançamentos e tecnologias voltados para uma agricultura mais precisa, produtiva e sustentável, é mostrar parte do trabalho que realizamos há quase 60 anos. Ver as famílias trazendo seus filhos, sentindo a vida no campo, com aquela paixão pela agricultura, o objetivo é dar a oportunidade de demonstrar e ensinar o ciclo da agricultura sustentável brasileira participando da Expodireto Cotrijal” destaca.
Uma das grandes novidades será a plantadeira Sol Quarantatre articulada, com rodado de transporte, lançada no início do ano. Disponível em nove modelos, a plantadeira possibilita maior autonomia no plantio e realiza a semeadura de grãos com precisão em terrenos com desníveis, independente das condições, possibilitando trabalhar com 10 a 19 linhas, no espaçamento de 45cm. O chassi, com articulação que pode chegar a 30°, realiza o plantio mantendo pressão e profundidade.
Outro lançamento é a linha de plantadeiras Sol HD FFI (Heavy Duty FastFill), que oferece maior autonomia e precisão na semeadura direta de grãos graúdos. Com caixa central de sementes de grande capacidade, proporciona alto rendimento diário de plantio, em virtude de menos paradas para abastecimento. Aliado a tudo isso, a máquina tem a menor distância entre os sistemas de adubo e de sementes do mercado o que ajuda a minimizar o efeito de desalinhamento, máquinas que não precisam de lubrificação nas linhas de adubo e semente.
Os produtores rurais que visitarem o estande da Semeato também poderão conhecer de perto as tecnologias criadas e patenteadas pela empresa gaúcha, desenvolvidas para contribuir com o plantio de altíssima qualidade e o crescimento de uma agricultura cada vez mais produtiva e rentável. Entre essas tecnologias está o Smartflow, um sistema de roscas dosadoras de alto desempenho. Com perfil inovador da rosca, aliado ao enclausuramento do fertilizante, resulta na continuidade de fluxo, independente das condições de relevo.
O Semedrive é um sistema de transmissão autocompensadora, que possibilita transmissão de forma contínua e proporciona uma distância homogênea entre as sementes distribuídas, mesmo quando a linha de plantio percorre topografias com aclive e declive de solo. Composto por eixos de transmissão rígidos, que se articulam entre si por meio de caixas de transmissão, proporciona segurança de rotação – visto que seus componentes internos são protegidos por vedação que impossibilita a entrada de palha e água. Dispensa lubrificações periódicas e o uso de ferramentas para o seu acoplamento e desacoplamento, realizado por engates rápidos, aumentando assim a eficiência da plantadeira, sendo que a mesma se mantém por mais tempo em condição de plantio diminuindo o tempo manutenção.
A Semeato também oferece o diferencial de o agricultor montar a própria máquina agrícola, de acordo com as necessidades e particularidades da propriedade. São inúmeras possibilidades de combinações de tecnologias, além de modelos, número de linhas e espaçamento, transmissão e outros opcionais.
Aliança do Plantio direto e agricultura regenerativa em debate
Na terça-feira (5 de março), a Semeato reúne importantes nomes do agro para o evento “A aliança do plantio direto e a agricultura regenerativa”. Os participantes são o engenheiro agrônomo Rodrigo Buffon, Telmo J. C. Amado, Pedro Basso, Laércio Dalla Vecchia e Elton Zanella. A moderadora será a engenheira agrônoma e produtora rural Vanessa Formighieri. O bate-papo será às 14h, no estande da Semeato e é aberto ao público.
Sobre a Semeato – Fundada em 1965, em Passo Fundo, com o objetivo de suprir a falta de peças de reposição no mercado, a empresa foi a responsável pelos primeiros implementos agrícolas fabricados no Brasil, na década de 70. Em 1982, a Semeato inovou novamente ao lançar a TD 300, primeira semeadora destinada ao Plantio Direto e que, ainda hoje, é utilizada por produtores.
Desde então, tornou-se referência na introdução de soluções inovadoras e na divulgação do plantio direto, sistema ecologicamente sustentável e economicamente viável que se propagou pelo mundo. Atualmente na terceira geração da família Rossato, o Grupo Semeato possui 600 colaboradores e sete unidades, localizadas no Rio Grande do Sul, que abastecem revendas parceiras em todo o país. No exterior, a empresa está presente em mais de 40 países, de todos os continentes.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.