Empresa lança ‘robô’ que reduz uso de fertilizantes em 60% no plantio

Segundo os executivos da John Deere nova tecnologia reduzirá em 60% a quantidade de fertilizantes que os agricultores precisam para plantar

A John Deere apresentou na última semana, na CES 2023 (Las Vegas, EUA), o ExactShot. Trata-se de tecnologia por meio da qual a empresa sustenta a possibilidade de o produtor realizar aplicação de fertilizantes diretamente no local adequado durante o plantio. Dessa fora, seria possível utilizar menor quantidade de produto. Durante a apresentação, a vice-presidente da empresa, Deanna Kovar, disse que o sistema auxiliará os agricultores a serem econômicos e ambientalmente sustentáveis.

Segundo os executivos da empresa a tecnologia reduzirá em 60% a quantidade de fertilizantes que os agricultores precisam para plantar, ao mesmo tempo em que reduz grande parte da emissão de gases de efeito estufa causada pelo uso excessivo de fertilizantes.

john deere exactshot - tecnologia de aplicacao de fertilizantes
Foto: Divulgação

A tecnologia ExactShot da empresa usa sensores e robótica para colocar o fertilizante inicial precisamente nas sementes à medida que são plantadas no solo, em vez de aplicar um fluxo contínuo em toda a fileira de sementes.

A vice-presidente, responsável pelo departamento de sistemas de produção e agricultura de precisão da John Deere, explicou que o ExactShot não apenas reduz o uso de fertilizante inicial, mas também elimina a fertilização inadvertida de ervas daninhas indesejadas em um campo.

Uma plantadora de campo equipada com 24 robôs pode plantar 240 sementes de milho por segundo, o que equivale a uma única máquina plantando 34 milhões de sementes em um único dia.

Kovar explicou que quando um agricultor está plantando sementes, um sensor registra quando cada semente individual está indo para o solo. A robótica pulverizará apenas a quantidade de fertilizante necessária, que é cerca de dois décimos de mililitro, diretamente na semente no momento exato em que ela for para o solo.

“A velocidade, a sincronização e a precisão com que isso está acontecendo no campo antes eram inviáveis”, afirmou. “Os fertilizantes respondem por uma grande parcela das emissões totais de gases de efeito estufa. Isso significa que o ExactShot pode ter um impacto imediato e mensurável em nosso ambiente hoje.”

O ExactShot pode economizar mais de 352 milhões de litros de fertilizantes anuais, ao mesmo tempo em que evita que quantidades excessivas escorram de um campo para um curso d’água. Ele estará disponível em quantidades limitadas a partir do próximo ano.

john deere exactshot - tecnologia de aplicacao de fertilizantes
Foto: Divulgação

Kovar e o presidente e CEO da John Deere, John May, enfatizaram durante seu discurso de abertura que a mudança nos padrões climáticos, mão-de-obra limitada, aumento de custos, escassez de água e diminuição da área estão tornando mais difícil para os agricultores aumentar o suprimento mundial de alimentos.

Com a expectativa de que a população global cresça de 8 bilhões para quase 10 bilhões até 2050, os agricultores precisam aumentar a produção em 60% a 70% nas terras aráveis ​​atuais.

A empresa, que apresentou uma linha de tratores autônomos no evento CES do ano passado, integrou GPS, aprendizado de máquina, computação em nuvem e visão computacional em seus equipamentos agrícolas e de construção para torná-los mais produtivos e econômicos.

Foto: Divulgação
plantadeira da john deere - plantio
Foto: Divulgação

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM