Sendo uma empresa de inovação em nutrição e fisiologia de plantas, sua visão para o mercado de biológicos não seria diferente: ser a empresa mais inovadora em biosoluções para agricultura
Com a intenção de se posicionar no mercado brasileiro como uma companhia de inovação em biosoluções, a BRANDT deve investir mais de R$ 100 milhões dentro do próximo ano, que serão direcionados para a construção da fábrica de biológicos no município de Cambé/PR, Pesquisa e Desenvolvimento, Registro de Novos Produtos e Recursos Humanos.
Este é o maior investimento feito pela companhia no Brasil e a nova fábrica será totalmente automatizada, com painéis solares e tratamento de efluentes, seguindo assim seu compromisso com a sustentabilidade. Será dividida em módulos de produção de biodefensivos, inoculantes e unidade formuladora, capaz de produzir e formular produtos sólidos, líquidos e nanoencapsulados.
A ação é estratégica e visa atender as futuras demandas do mercado. Atualmente, os bioinsumos representam cerca de 10% da fatia dos insumos agrícolas utilizados na proteção de plantas no Brasil, segundo a CropLife. Ainda assim, o mercado espera duas grandes ondas de crescimento com a entrada dos bioherbicidas e biofungicidas para ferrugem-asiática, categorias que atualmente ainda não possuem produtos biológicos utilizados em larga escala. A S&P Global projeta um valor de R$ 17 bilhões para o mercado de controle biológico até 2030. Em um mercado futuro cada vez mais competitivo, buscar diferenciação e vantagem competitiva de longo prazo são estratégias importantes para se provar no tempo.
“Devemos lançar ao mercado soluções biológicas com microrganismos, extratos de plantas e metabólitos. Em sua capacidade máxima, a nova fábrica atenderá aproximadamente 25 milhões de hectares e a operação deve gerar 370 empregos diretos e indiretos. Atualmente, a companhia gera mais de 100 empregos diretos no Brasil por meio de suas operações com fertilizantes especiais e adjuvantes”, conta Eduardo Ivan, Gerente de Produtos Biológicos da companhia.
A BRANDT Brasil adquiriu também parte da AgBio, empresa de inovação em biosoluções, que já possuía linhas de pesquisas voltadas para o controle biológico de pragas, inoculantes e extratos botânicos. A AgBio será responsável pelo desenvolvimento das primeiras tecnologias BRANDT que serão lançadas no mercado nos próximos anos, com produtos contendo microrganismos e formulações inovadoras e exclusivas da BRANDT.
A operação consolida sua visão de se posicionar no mercado brasileiro como uma companhia de inovação em biosoluções. O investimento direcionado em pesquisa e desenvolvimento é o primeiro passo para criação dos novos produtos. “A aquisição é parte do futuro. Precisamos olhar pela perspectiva atual, considerando seus complexos desafios, e nos perguntar: quais biosoluções desenvolveremos hoje para atingirmos nossos objetivos em cinco, dez anos, quinze anos?”, Ivan.
Segundo ele, a empresa deve lançar nos próximos anos a linha de produtos com a tecnologia BRANDT BioEssence, produtos com formulações e microrganismos exclusivos produzidos pela companhia. Segundo ele, ainda este ano devem chegar ao mercado quatro novas biosoluções, sendo um bionematicida e um fungicida, um inoculante solubilizador de nutrientes e dois inoculantes fixadores de nitrogênio. “As tecnologias BRANDT de fisiologia vegetal e tecnologia de aplicação são nossa fortaleza e a linha de biosoluções BRANDT BioEssence vêm para somar, trazendo inovação e rentabilidade aos nossos distribuidores e produtores”, diz.
A AgBio tem 100% do foco no desenvolvimento de novas tecnologias biológicas e naturais para o agronegócio, atuando com bioprospecção, sequenciamento e mineração de genomas, bioprocessos, formulações e análises de validação em laboratório, casa de vegetação e campo. Com uma equipe de 12 especialistas, entre mestres e doutores, a empresa foca seu desenvolvimento em grandes desafios, como bioherbicidas, biofungicidas para ferrugem-da-soja e bioinseticidas para percevejo-da-soja.
Pensando em incorporar conhecimentos e inovações, a BRANDT faz planos para criação do Centro Internacional de Inovação em Biosoluções BRANDT, que deverá acelerar e hospedar outras startups do agro, fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias associadas às biosoluções. O centro também fará a comunicação direta com demais países em que a corporação atua, além de validar as tecnologias em território norte-americano por meio da BRANDT Discovery and Innovation, braço responsável pelo desenvolvimento, validação e lançamento de produtos nos Estados Unidos.
“Desde a fundação da BRANDT, em 1953, nos posicionamos como uma empresa de inovação em nutrição de plantas e tecnologia de aplicação. Temos em nosso DNA os recordes mundiais de produtividade de soja e milho, dos produtores Randy Dowdy e David Hula. Com o investimento realizado na construção da fábrica e somando-se a expertise da AgBio, passamos a oferecer aos produtores agrícolas ainda mais soluções inovadoras”, completa.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.