Na atual safra (2022/23) tem sido frequente a ocorrência de brotos de soja com folhas enrugadas, pecíolos e hastes retorcidos e de coloração castanho-escura ou bronzeados. Esse sintoma pode ser ocasionado pelo ataque do ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus). No caso de ataque dessa praga, observa-se bronzeamento apenas externamente na haste da planta de soja. Ao se cortar a haste no sentido longitudinal observa-se coloração interna normal, o que diferencia o ataque de ácaro-branco da ocorrência de doenças causadas por vírus, como a queima-do-broto e a necrose-da-haste, as quais provocam escurecimento interno da haste.
Fonte: Embrapa Soja
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.