A partir de novembro, os 22 proponentes selecionados e os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves formarão equipes para a construção de projetos de inovação.
A Embrapa Suínos e Aves divulgou na quinta-feira (25) as 22 propostas selecionadas para a segunda fase do edital de inovação aberta do Programa Inova 2023. A revelação das empresas que construirão projetos de inovação em parceria com a Embrapa ocorreu durante o evento “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã”, que teve como foco principal debater as principais tendências de inovação para as produções de aves, suínos e ovos. Entre participantes presenciais e on-line, o evento do Inova reuniu mais de 160 profissionais interessados em entender melhor o futuro da avicultura e suinocultura.
O “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã” foi dividido em três painéis. O primeiro trouxe as tendências de inovação para a avicultura e suinocultura a partir da visão das agroindústrias. O segundo focou na visão dos produtores e o terceiro na visão do Estado e ciência. “Sem dúvida, inovações ligadas à sustentabilidade, sanidade animal, inteligência artificial e outros temas emergentes já estão provocando transformações”, enfatizou Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Também é necessário inovar para fazer com que o país inteiro seja considerado área livre de febre aftosa, situação que o Norte e Nordeste do país ainda não possuem”, completou Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).
Para o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Everton Krabbe, o dia foi valioso do ponto de vista das discussões, que foram de extrema importância porque ficou claro o que se espera de inovação nas oportunidades e desafios que as cadeias de aves e suínos têm pela frente. “A palavra que fica disso tudo é sinergia. Esse é o termo que resume tudo. Não podemos mais perder tempo e trabalhar isoladamente. Temos que atuar juntos, juntando forças, unindo os elos das cadeias”, frisou Everton. O diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clênio Pillon, também esteve presente no evento e destacou que a empresa está olhando com muita atenção a todas as oportunidades de inovação que contribuam cada vez mais com a manutenção e o avanço da pesquisa em prol das cadeias produtivas.
A Embrapa Suínos e Aves publicará no início de 2024 um estudo sobre tendências de inovação para suinocultura e avicultura com base no que foi debatido durante o evento.
Empresas selecionadas
O Inova 2023 trouxe uma proposta de fomento a projetos de inovação aberta, que está distribuída em quatro etapas. A primeira delas recebeu até 13 de setembro propostas para o edital público voltado a atender demandas de inovação. No total, 40 propostas foram inscritas, que foram analisadas pela equipe técnica, numa segunda etapa, e que chegaram ao número de 22 propostas selecionadas.
A partir de novembro, os 22 proponentes selecionados e os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves formarão equipes para a construção de projetos de inovação, que terão até abril de 2024 para serem apresentados a fontes de financiamento. Entre as fontes de financiamento estão a própria Embrapa (que alocará até R$ 500.000,00 por ano em projetos de inovação do Inova) e o Biopark (centro de inovação sediada em Toledo, no Paraná, que investirá R$ 100.000,00 por projeto do seu interesse).
Krabbe destacou que a equipe foi surpreendida com o resultado e o alcance desta edição do Inova. “Superou as nossas expectativas e nos desafia na capacidade orgânica da equipe para a internalização de projetos”.
Os proponentes selecionados foram a Nutrisa – Nutrimento Agropastoril S/A, BTA Aditivos Ltda, Fenix Ambiental, Inmuno, Setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, AB Vista Brasil, JF Tecnologia, Inovação e Pesquisa Ltda, Kindra, Roboagro, Glycovam, Algabloom, Embio, Ny Research, Terrabioenergia, ABLUO, SER Brasil, Safeeds, Arqueatec e Wageningen University and Research. Fazem parte deste grupo startups, pequenas, médias e grandes empresas, além de instituições ligadas à ciência e tecnologia. As propostas variam de uso de algas na alimentação animal até soluções computacionais para agilizar o abate e inspeção de suínos.
O Programa Inova é uma realização da Embrapa Suínos e Aves e tem como correalizadores a Prefeitura de Concórdia, INCTECh Incubadora Tecnológica, Pollem Parque Científico e Tecnológico e Biopark e Biopark Educação. Conta também com o apoio da Fapesc, Fapeg e CREA/SC. Como patrocinadores Bronze, o programa tem Sindicarne/ACAV, Kemin, Frimesa e DSM Produtos Nutricionais. No patrocínio Prata, SIPS, ICASA e MSD Saúde Animal. As mídias parceiras são Avicultura Blog, O Presente Rural, Avicultura Industrial, Suinocultura Industrial, AviNews, NutriNews e SuinoBrasil.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.