Embrapa Gado de Corte e Programa Embrapa Geneplus promovem Curso de Melhoramento Genético de Gado de Corte; timaço de melhoristas e pesquisadores será corpo docente
O Melhoramento Genético de Gado de Corte será o tema do próximo curso oferecido pela Embrapa e Programa Embrapa Geneplus, em Campo Grande (MS). O treinamento ocorre entre os dias 16 e 18 de outubro, na sede da Embrapa Gado de Corte, e são para profissionais, técnicos e acadêmicos.
A parceria Embrapa – Geneplus Consultoria trará uma capacitação com o uso das mais atuais ferramentas e tecnologias aplicadas à seleção genética animal. Com foco na realidade dos criatórios, o Curso de Melhoramento Genético Animal terá como palestrantes especialistas em melhoramento, genética, ciência animal, zootecnia e nutrição da Embrapa Gado de Corte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Programa Embrapa Geneplus.
O curso objetiva capacitar os participantes no uso das melhores e mais atuais ferramentas e tecnologias aplicadas na seleção. Tem como foco ser aplicado à realidade dos criatórios, contando com corpo docente de forte formação técnica e larga experiência na condução de projetos de melhoramento em várias raças bovinas de corte.
Ainda segundo a Embrapa o público-alvo do curso é profissionais, estudantes e criadores com conhecimentos básicos de genética e melhoramento genético que desejam ampliar suas competências para maior sucesso na gestão de processos seletivos de gado de corte, seja visando a produção de genética ou carne.
Os pesquisadores vão abordar temas como objetivos de um programa de melhoramento, provas de avaliação de desempenho, seleção para múltiplas características, Protocolo P14, fase de cria, avaliação genética e ferramentas genômicas. Teoria e prática são outro destaque da proposta, que permitirá aos participantes contato direto com a avaliação de conformação frigorífica, a condição corporal das fêmeas e as ferramentas para seleção e acasalamentos.
Gilberto Menezes, líder da proposta, revela que este ano o conteúdo está mais aplicado em comparação aos anos anteriores, e apesar de haver teoria, “traz o estabelecimento de um projeto de melhoramento na fazenda. Assim os conceitos serão apresentados na lógica de mostrar a aplicação na propriedade, onde cada ponto entra no sistema. Isso foi pensado também na construção da programação e das aulas”, explica o melhorista da Embrapa.
Um dos destaques do evento é o timaço de melhoristas, pesquisadores e profissionais, que tem no melhoramento e seleção genética do gado de corte um objetivo de vida, além de vários deles serem líderes e conduzirem os principais programas de melhoramento do país.
Confira abaixo o corpo docente:
- Ériklis Nogueira Médico veterinário, Doutor em Medicina Veterinária, Pesquisador da Embrapa Gado de Corte.
- Fabio Toral – Zootecnista, Doutor em Zootecnia, Professor Titular da UFMG e coordenador de PD&I do Programa Embrapa Geneplus e
- Gilberto Menezes – Zootecnista, Doutor em Genética e Melhoramento, Pesquisador da Embrapa Gado de Corte e Gestor do Programa Embrapa Geneplus.
- Ivan Carvalho – Zootecnista, Doutor em Genética e Melhoramento Animal, Geneticista do Programa Embrapa Geneplus.
- Leonardo Nieto – Geneticista, Doutor em Zootecnia, Coordenador de raças zebuínas do Programa Embrapa Geneplus.
- Maury Dorta – Médico veterinário, Mestre em Ciência Animal, Coordenador de raças taurinas e compostas do Programa Embrapa Geneplus.
- Paulo Nobre – Zootecnista, Doutor em Genética e Melhoramento, Gestor do Programa Embrapa Geneplus.
- Rodrigo Gomes – Zootecnista, Doutor em Qualidade e Produtividade Animal, Pesquisador da Embrapa Gado de Corte.
Para conferir a programação completa do evento, bem como mais informações e inscrições é só acessar este link, clicando aqui.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.