Dentre os conteúdos abordados destacam-se: diagnóstico da doença no cajueiro, a partir dos sintomas apresentados na planta.
O conhecimento técnico é uma das principais ferramentas para o manejo eficiente das culturas agrícolas. Visando promover a saudabilidade das plantas na cajucultura, a Embrapa Agroindústria Tropical oferta uma capacitação a distância sobre o diagnóstico e manejo do oídio do cajueiro-anão.
A iniciativa busca qualificar produtores, extensionistas, agentes de assistência técnica e extensão rural, empresas do setor da cajucultura e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre essa prática, conforme as recomendações da Embrapa. O curso é de oferta contínua e gratuita. As inscrições podem ser realizadas neste link.
Dentre os conteúdos abordados destacam-se: diagnóstico da doença no cajueiro, a partir dos sintomas apresentados na planta; etapas de manejo do oídio, tanto no cultivo em viveiro, quanto no campo; e importância do oídio do cajueiro.
Marlon Valentim, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical e conteudista do curso, pontua a relevância do treinamento: “O oídio é a principal doença do cajueiro, assim é de grande importância conhecê-lo melhor.
Há muita gente que não conhece a doença e não sabe os sintomas, portanto não consegue identificar o oídio. Então o curso vem exatamente para isso, para apresentar a doença e direcionar o seu diagnóstico e manejo. Além disso, quem faz o curso tem a possibilidade de replicar esse conhecimento para outras pessoas”.
Oídio: a doença mais importante do cultivo de caju
O oídio, causado pelo fungo Erysiphe quercicola, é considerado a principal doença da cajucultura brasileira. As técnicas de controle são as estratégias mais eficazes a serem implementadas nos sistemas de produção. A identificação de clones de cajueiro-anão com maior tolerância à doença também permite que as epidemias não resultem em graves consequências para a cajucultura, como a diminuição da qualidade (mudança de coloração, aspereza e rugosidade) e quantidade (diminuição da massa de castanhas e amêndoas e pedúnculos).
A Embrapa Agroindústria Tropical disponibiliza, além dos cursos, uma série de estudos que abordam o manejo do oídio. Os estudos “Manejo químico do oídio em diferentes clones de cajueiro-anão” e “Monitoramento do oídio do cajueiro-anão visando ao seu controle” são exemplos disso. Outros estudos podem ser encontrados na Infoteca Embrapa.
e-Campo: o canal de cursos onlines da Embrapa
O e-Campo é a vitrine de capacitações online da Embrapa. O espaço virtual é destinado à divulgação de cursos a distância desenvolvidos pela Embrapa, em linguagem didática, com teoria e prática. Os temas são selecionados a partir das demandas de conhecimento e tecnologias advindas de produtores, estudantes, extensionistas e técnicos agrícolas, que registram suas necessidades no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Embrapa).
As capacitações elaboradas por equipes multidisciplinares da Embrapa e de parceiros são ofertadas em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo que cada participante determine seu ritmo, além de possibilitar o acesso de qualquer lugar do Brasil e do mundo, pelo computador, tablet ou smartphone.
Ana Cristina Carvalho, pesquisadora na Embrapa Agroindústria Tropical, destaca o potencial de inclusão do e-Campo: “O e-Campo tem sido um poderoso meio para inclusão tecnológica dos diversos segmentos da agricultura brasileira, pois possibilita uma maior capilaridade e rapidez no compartilhamento e transferência dos conhecimentos e tecnologias gerados pela Embrapa”.
Fonte: Embrapa
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.