Organizado por profissionais da Embrapa que atuam em pesquisas com a planta há quase uma década, o curso tem oito horas de duração.
A planta é um dos principais ingredientes da cerveja
Com uma produção nacional que atende apenas a 2% da quantidade utilizada pela indústria brasileira de cerveja, o lúpulo é uma cultura promissora em solo brasileiro. Para quem tem interesse em se iniciar neste cultivo, a Embrapa Agrobiologia lançou nesta semana o curso on-line Introdução ao cultivo de lúpulo no Brasil. Oferecida por meio da plataforma e-Campo, um espaço destinado à oferta de aulas em EAD desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros, a capacitação é gratuita e não tem pré-requisitos.
Organizado por profissionais da Embrapa que atuam em pesquisas com a planta há quase uma década, o curso tem oito horas de duração e está dividido em quatro módulos. O conteúdo abrange desde as características da planta até a pós-colheita, passando pelo plantio e pelo manejo fitossanitário. Todo o curso pode ser feito de maneira independente, já que é autoinstrucional (não há acompanhamento e orientação de tutores).
Sobre o lúpúlo
Conhecido há mais de 2 mil anos, o lúpulo é uma planta medicinal com poder anti-inflamatório, sedativo e antioxidante, entre outros. Mas a sua fama maior vem certamente da cerveja, na qual é responsável pelo amargor e aromas característicos dos diferentes tipos da bebida.
No Brasil, o interesse pela produção da planta é crescente e, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), o volume produzido chegou a mais de 88 toneladas em 2023, o que representa um aumento de 203% em relação ao ano anterior. Treze estados brasileiros produzem lúpulo, sendo os maiores produtores Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Informações sobre o curso
Investimento: Gratuito
Carga horária: 8 horas
Público-alvo: Agentes de assistência técnica e extensão rural, agentes multiplicadores, produtores rurais, empresários do setor, estudantes de curso técnico profissional, de graduação e pós-graduação em Agronomia e cursos correlatos, entre outros interessados no tema.
Período de inscrição: Oferta contínua
Programação:
Módulo 1 – Introdução à cultura
Módulo 2 – Plantio e manejo da parte aérea
Módulo 3 – Manejo fitossanitário e de plantas espontâneas
Módulo 4 – Manejo pós-colheita
Fonte: Embrapa
VEJA TAMBÉM:
- Câmara pode votar hoje benefícios para indústria de fertilizantes
- Poder de compra do frango frente ao milho é o menor desde abril de 2023
- Brasil lidera práticas sustentáveis no campo, garante diretor da Bayer
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.