Embrapa vai disponibilizar sêmen de touros melhores para produtores familiares

A Embrapa disponibiliza o sêmen, enquanto as Associações oferecem a assistência técnica necessária, isso facilita o acesso à IATF, seja com protocolos mais simples ou mais complexos, tornando a implementação da técnica viável para os produtores.

Pecuaristas familiares de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, estão sendo beneficiados com doses de sêmen de touros de alta genética, graças a uma colaboração estratégica entre a Embrapa Pecuária Sul, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag) e sindicatos locais. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o uso de tecnologias como a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), contribuindo para a melhoria da produtividade e da sustentabilidade econômica dos pequenos produtores da região. A informação foi divulgada pelo Canal Rural, em entrevista com a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Vivian Dagnesi Timpani.

A pesquisadora detalhou os objetivos do projeto que visa levar genética de excelência aos pecuaristas familiares. “A Embrapa tem como meta disponibilizar sêmen de touros que passaram por rigorosas provas de desempenho, eficiência alimentar e emissão de gases. Esses touros são melhoradores testados, e o intuito é elevar o nível genético do rebanho dos produtores para um patamar superior ao que eles possuem atualmente”, explicou Vivian.

Vivian explicou ainda como a parceria com as associações locais, como a de Caçapava, tem sido fundamental para viabilizar o acesso dos pequenos produtores à tecnologia: “as associações estão desempenhando um papel crucial, permitindo que essa tecnologia chegue aos produtores. A Embrapa disponibiliza o sêmen, enquanto as associações oferecem a assistência técnica necessária. Isso facilita o acesso à IATF, seja com protocolos mais simples ou mais complexos, tornando a implementação da técnica viável para os produtores”, destacou a pesquisadora.

Foto: Pixabay

A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, ressaltou que a integração da genética de alta qualidade aos rebanhos exige a atenção a vários fatores fundamentais, como o clima local e as práticas de manejo. “O primeiro passo para os pecuaristas familiares é identificar corretamente os animais. Além disso, uma boa alimentação é crucial, pois sem ela não há como garantir que as vacas engravidem e que os terneiros sejam gerados. O manejo sanitário também é imprescindível, com a aplicação rigorosa dos protocolos de vacinação e vermifugação, sem contar a necessidade de melhorar as instalações e otimizar a logística nas propriedades”, explicou.

As iniciativas da Embrapa Pecuária Sul, de acordo com ela, têm como objetivo não apenas impulsionar a produtividade, mas também promover a sustentabilidade da pecuária familiar. “Buscamos fornecer aos pequenos produtores as ferramentas necessárias para que possam competir no mercado, oferecendo produtos de alta qualidade e genética superior“, destacou Vivian, enfatizando o compromisso da pesquisa com o desenvolvimento sustentável da atividade.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM