Embrapa inaugura centro para diminuir emissões da pecuária no Rio Grande do Sul

Iniciativa visa desenvolver tecnologias para diminuir emissões de metano, óxido nitroso e dióxido de carbono no setor pecuário do Rio Grande do Sul

A Embrapa Pecuária Sul está liderando um projeto de pesquisa para estabelecer um centro de referência focado na avaliação de tecnologias que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa na pecuária do Rio Grande do Sul. A pesquisadora Cristina Genro, à frente do projeto, ressalta a importância da iniciativa e seu potencial para beneficiar os produtores locais, especialmente após as recentes enchentes que afetaram a região.

Desde 2022, o centro de referência está sendo desenvolvido e será equipado com tecnologia de ponta, proporcionando respostas rápidas aos produtores sobre métodos para mitigar emissões de metano, óxido nitroso e dióxido de carbono. “Nós vamos trabalhar com genética, alimentação, sistemas integrados, entre outras áreas”, explica Cristina Genro.

Um dos principais objetivos do estudo é identificar ferramentas eficazes para a redução de gases de efeito estufa. A dieta dos animais, por exemplo, tem uma forte influência na emissão de metano. Cristina Genro destaca a importância de manter a qualidade nutricional dos animais desde a gestação até o fim do ciclo produtivo.

“A alimentação é a tecnologia que mais impacta na mitigação das emissões, ao atender todas as necessidades nutricionais e fornecer alimento suficiente para a produção”, afirma.

O estabelecimento deste centro de referência pela Embrapa representa um avanço significativo para a sustentabilidade da pecuária gaúcha. Ele oferece soluções concretas para um desafio global, ao mesmo tempo que melhora a resiliência dos produtores diante das mudanças climáticas.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM