Embrapa e Mapa estimulam autocontrole da qualidade de ovos em pequenas agroindústrias

Iniciativa tem como objetivo apoiar a implantação de Programas de Autocontrole para o beneficiamento de ovos e gestão em pequenas agroindústrias, em suporte ao ConSIM.

Para capacitar agentes produtivos e fiscais em Programas de Autocontrole (PAC) para agroindústrias de pequeno porte de ovos, Embrapa e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizam os Painéis PAC OvOLimpo + ConSIM entre os dias 28 de fevereiro a 21 de março. Serão quatro encontros on-line com duas horas de duração, sempre às terças-feiras. Os painéis acontecerão com base nos roteiros de programas de autocontrole, elaborados por pesquisadores, professores, extensionistas, fiscais agropecuários e consultores técnicos, que participaram da primeira oficina PAC OvOLimpo, que ocorreu em 2020.

A iniciativa tem como objetivo apoiar a implantação de Programas de Autocontrole para o beneficiamento de ovos e gestão em pequenas agroindústrias, em suporte ao ConSIM. O projeto ConSIM do Ministério visa ampliar o número de municípios incluídos no Sisbi-Poa, por meio da adequação e capacitação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados no país.

O Sisbi-Poa é responsável por padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal no país, de modo que os demais Entes Federativos possam solicitar equivalência dos seus serviços de inspeção. Na edição 2022/2023 do projeto ConSIM foram contratados nove consultores  por meio do Projeto de Cooperação Técnica (PCT) entre o Mapa e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)  para orientar a adequação sanitárias e a implementação dos Programas de Autocontroles em cerca de 160 agroindústrias de produtos de origem animal, para estimular a ampliação de mercados e regularização sanitárias.

Projeto OvOLimpo

Os requisitos em instalações, equipamentos e controle de processos, associados aos PAC, constituem uma barreira para legalização das agroindústrias de pequeno porte no país e, consequentemente, expansão da comercialização formal. Neste sentido, o projeto OvOLimpo da Embrapa vem desenvolvendo soluções tecnológicas e gerenciais para agroindústrias com escala de recepção de até 3,6 mil ovos/dia.

O projeto OvOLimpo tem como conceito base a ideia que a agroindústria garante a qualidade, a identidade e a rastreabilidade da produção da verdadeira fábrica dos ovos que está no galinheiro. “Os ovos obtidos em condições limpas e com qualidade nos ninhos, viabilizam a implantação e operação das agroindustriais de pequeno porte”, destaca Eduardo Walter, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Fonte: Assessoria Embrapa Agroindústria de Alimentos

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM