A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tem limite de pessoal fixado em 8.934 vagas, entre quadro permanente e temporário. Concurso pode ocorrer em breve!
O limite do quadro de pessoal Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi fixado em 8.934 vagas. Há a expectativa por um novo concurso Embrapa, já que a empresa está há anos sem contratar.
A portaria que aprova o novo quantitativo de pessoal próprio da Embrapa foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21. Do total das vagas, são 8.893 do quadro permanente e 41 do quadro temporário de anistiados.
O documento que aprova o quantitativo está assinado pelo secretário adjunto na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Thiago Longo Menezes.
Para quem não sabe, a Embrapa é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Criada em 26 de abril de 1973, pelo 28º presidente do Brasil, General de Exército Emílio Garrastazu Médici, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira.
Portaria descreve os empregados que considerados
A portaria que fixa o limite de pessoal da Embrapa ainda confirma quais são os empregados considerados nessa lista, para fins de controle, sendo:
- empregados efetivosadmitidos por concurso público;
- empregados efetivos admitidos sem concurso público antes de 5.10.1988;
- empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas;
- empregados que estão cedidos ou disponibilizados para outros órgãos ou entidades;
- empregados cedidos ou requeridos de outros órgãos ou entidades;
- empregados anistiados com base na Lei nº 8.878, de 11.5.1994;
- empregados readmitidos e reintegrados;
- empregados contratados por prazo determinado (temporários);
- empregados ou servidores movimentados para compor força de trabalho conforme disposto no art. 93, § 7º, da Lei nº 8.112/90; e
- empregados com contrato de trabalho interrompido ou suspenso, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez.
Além disso, de acordo com a Embrapa, as vagas destinadas aos empregados temporários/readmitidos sob a condição de anistiados ou reintegrados deverão ser extintas ao término dos contratos de seus atuais ocupantes.
Compete à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observado o limite estabelecido no Art. 1º, as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes.
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
A portaria também ressalta que fica revogada qualquer portaria antes dessa que fixa outro limite de pessoal.
Quando foi o último concurso da Embrapa?
O último concurso da Embrapa foi realizado em 2009, quando foram oferecidas 680 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A seleção já está encerrada e, mais de dez anos depois, não há mais cadastro de reserva válido que permite novas convocações.