Reconhecida nacionalmente, a Dinapec apresentará os melhores resultados de pesquisa, inovação, produtos, tecnologias, conhecimentos e serviços para os produtores, técnicos e envolvidos na cadeia da carne
A Dinâmica Agropecuária – Dinapec é uma feira tecnológica bianual. Em 2025 é realizada pela Embrapa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de março de 2025, na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Diretamente do campo experimental da Empresa, produtores rurais e técnicos podem conhecer as tecnologias brasileiras voltadas para a sustentabilidade no campo, como sistemas de produção de pecuária de baixo carbono.
A feira é montada em uma área de 30 hectares, especialmente preparada e organizada de forma a atender transformações e demandas do setor produtivo. Reconhecida nacionalmente como um importante evento, a Dinapec apresentará os melhores resultados de pesquisa, inovação, produtos, tecnologias, conhecimentos e serviços para os produtores, técnicos e envolvidos na cadeia da carne.
Ainda em construção, o evento voltado para a pecuária de corte, está em sua 16a edição e pretende reunir mais de 15 Unidades da Embrapa e contar com a parceria de instituições como o Sistema Famasul, Senar-MS, Governo do Estado (Semadesc – Agraer), Acrissul, Acrimat, Unipasto, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), TIMAC Agro, dentre outras. Gratuitamente, palestras, debates, dinâmicas e demonstrações agropecuárias estarão à disposição dos participantes, divididos em grupos.
Este ano o evento se destaca ainda mais ao agregar o primeiro Fórum Pré-COP30, abordando a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil – exatamente no estado brasileiro onde nasceram os protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”.
No final de 2025, em Belém do Pará, o Brasil sediará a COP 30 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, considerado o mais importante encontro entre as lideranças de diversos países para discussão climática. Embora as reuniões da COP 30 ocorram em Belém, diversas outras atividades acontecerão por todo o Brasil.
“A Dinapec 2025 chega mais interativa, mais diversificada, mais demonstrativa, mas sempre com o objetivo de difundir tecnologias para o desenvolvimento sustentável da pecuária, levando a inovação para o campo”, destaca Luiz Orcírio, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte, unidade que organiza a feira. Ele ressalta também a receptividade e o apoio dos parceiros nessa próxima edição e a presença e o empenho de diversas Unidades da Embrapa em apresentar suas mais recentes tecnologias.
Inaugurado na última edição, 2023, o Espaço Zimmer será palco do conhecimento com palestras técnicas e curtas (ao redor de 15 minutos), a fim de estimular a interação com o público. No campo, a vitrine vai perpassar o “Caminho do Boi”, passando por etapas e áreas que o gado percorre até tornar-se proteína a ser consumida.
A última edição contou com a participação de quase 3 mil visitantes, entre produtores, estudantes e técnicos. O público foi composto por visitantes da Bolívia e do Paraguai e dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grando do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e, claro, Mato Grosso do Sul.
A Dinapec teve sua primeira edição em 30 de março de 2006 denominada “Feira de Agroinovação”. O tema principal foi o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária e o objetivo era destacar o conhecimento voltado para uma pecuária de corte sustentável. Nos 27 hectares disponíveis, dez Unidades da Embrapa reuniram-se demonstrando as várias possibilidades para se produzir carne bovina de qualidade. Os anos passaram, o número de Centros de Pesquisa ampliou, assim como, a área da feira e os parceiros.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.