Fapema, “foi um excelente encontro. Todos com o mesmo propósito de pesquisa no Estado a partir de pesquisas científicas e tecnológicas”.
Nesta quarta-feira, 18 de agosto, Marco Bomfim, diretor-geral da Embrapa Cocais, reuniu-se com André Luis Silva dos Santos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema. O encontro foi tratar de parcerias futuras para desenvolver inovações e superar os desafios apresentados pelo setor produtivo à Embrapa e instituições parceiras, que formam o sistema de pesquisa do Maranhão, para os principais biomas do estado – Amazônia e Cerrado – e para a agricultura familiar e a agricultura de maior escala.
Marco Bomfim destacou a diversidade do Maranhão em condições edafoclimáticas e também do ponto de vista socioeconômico dos produtores. “A pesquisa científica busca soluções que gerem desenvolvimento e riqueza com inclusão produtiva para o pequeno produtor agrícola familiar e produção com baixo impacto ambiental para a agricultura de commodities . O fortalecimento das parcerias é fundamental, para a promoção de um grupo de esforços e também para o fortalecimento da promoção, inclusive com o engajamento de jovens pesquisadores nos desafios do estado”.
Para o diretor-presidente da Fapema, “foi um excelente encontro. Todos com o mesmo propósito de pesquisa no Estado a partir de pesquisas científicas e tecnológicas”.
Também participou do encontro Rodrigo Brandão, Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, e os colaboradores Vinícios Martis e Geovane Reis do setor de Convênios.