Embrapa apresenta tecnologia blockchain e atuação no ecossistema

No caso do ecossistema de inovação agrícola, do qual a Embrapa faz parte, os principais atores são as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária

A Embrapa participou, dia 12, do espaço destinado à comunidade #Food na Anufood Brazil 2022, quando apresentou o Sibraar, uma tecnologia blockchain para rastreabilidade, registro e custódia de informações agroindustriais, e o papel da Empresa no ecossistema de inovação agrícola brasileiro.

O espaço #Food foi criado nesta 3ª edição da Anufood, feira internacional destinada ao segmento de varejo, food service, alimentação fora do lar e hotelaria, para lançar oficialmente a comunidade digital com o mesmo nome, promover networking para a comunidade de startups e scaleups do setor de alimentos e bebidas.

O Sibraar

O pesquisador Inácio Henrique Yano, da Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP), mostrou no #Food o Sibraar, software que é pioneiro no mercado nacional estruturado com tecnologia blockchain para custodiar, registrar, organizar e rastrear processos e produtos agroindustriais de cadeias produtivas do açúcar, o que representa um diferencial competitivo. O sistema possibilita o encadeamento automático das informações de lotes de fabricação dos produtos, disponibilizadas para o consumidor por meio de QR Code.

Inácio destacou que o software com tecnologia blockchain é um trabalho inédito da Embrapa que agrega valor à indústria ao oferecer um produto mais sustentável. “A rastreabilidade do campo até o produto final hoje é uma exigência do mercado e do consumidor, que está cada vez mais consciente de seus direitos. Ciente disso, a Embrapa está trabalhando para adaptar essa tecnologia para outras cadeias produtivas como a de grãos”, explica Yano.

O Sibraar foi desenvolvido com foco na fabricação de açúcar mascavo e açúcar demerara, que possuem maior valor agregado e estão sujeitos a processos de adulteração a partir de açúcar cristal. A tecnologia, que será lançada oficialmente nos próximos meses, garante a integridade e a confiabilidade ao produto final, uma vez que o consumidor vai poder dispor de informações sobre a origem do produto, as etapas de processamento e distribuição, entre outros dados.

Inserção no ecossistema de inovação agrícola

A analista da Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP) Martha Bambini apresentou para as startups e empresas do #Food como a Embrapa vem atuando para viabilizar soluções tecnológicas e inovações para a sustentabilidade da agricultura.

Martha destacou que, seja no desenvolvimento de produtos, processos e serviços aplicados a diversos elos do setor agroalimentar ou no suporte à formulação, execução e monitoramento de políticas públicas, a Embrapa trabalha por intermédio de parceria com diversos atores que formam um Ecossistema de Inovação Agrícola.

“O ecossistema é um processo dinâmico, sempre em evolução e na área do conhecimento não é possível atuar isoladamente, é necessário conhecer as características dos diversos atores do ecossistema de nosso entorno e interagir com eles”, recomenda Bambini.

No caso do ecossistema de inovação agrícola, do qual a Embrapa faz parte, os principais atores são as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), universidades e institutos de pesquisa, cooperativas de produtores e associações, órgãos públicos que atuam junto ao setor agroalimentar e organizações privadas – tanto grandes empresas quanto startups e hubs de inovação.

A apresentação também detalhou como as empresas de grande porte, startups e os mecanismos geradores de novos empreendimentos podem colaborar com a Embrapa e atuar em conjunto no contexto da inovação aberta e, para exemplificar, destacou importantes iniciativas em curso, como o TechStart Agro Digital, voltadas para acelerar negócios e tecnologias para o agronegócio.

“Participar de espaços como este, destinado a divulgar ações de inovação, é sempre uma grande oportunidade para mostrar como a Embrapa trabalha nessa área e ampliar a interação necessária com o ecossistema”, comentou Martha.

Comunidade #Food

A comunidade é uma iniciativa da Food Venture  e do Centro de Inovação Tecnológica Conexão.f com o objetivo reunir startups e investidores interessados em transformar o futuro da alimentação. A comunidade disponibiliza para seus integrantes e parceiros informações, tecnologias e oportunidades de negócios para a transformação da cadeia de alimentos.

De acordo com Augusto Terra, sócio-fundador da Food Venture e mentor da #Food, a comunidade é um ambiente para incentivar ainda mais a inovação no setor, e alimenta a crença de que as startups podem otimizar a cadeia de alimentos.

Anufood Brazil

Anufood Brazil é o maior evento nacional do setor de alimentos e bebidas, e nessa terceira edição presencial, em que a Embrapa participa como parceira estratégica, a feira deve receber entre os dias 12 e 14 de abril, no São Paulo Expo, mais de 15 mil visitantes nacionais e internacionais que atuam direta ou indiretamente na indústria, interessados em novos produtos, tendências e boas práticas que serão apresentadas pelos mais de 300 expositores do evento.

Serviço

Conheça as tecnologias, lançamento e programação da Embrapa na Anufood Brazil 2022, acesse: https://www.embrapa.br/embrapa-na-anufood-2022

Localização Estande Embrapa: Rua D-600

Horário de funcionamento: 10h às 19h

Local: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Saiba mais sobre a Anufood Brazil 2022: https://www.anufoodbrazil.com.br/

Fonte: Embrapa

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM