Embrapa lança nova turma do curso de melhoramento genético e controle zootécnico de rebanhos leiteiros; inscrições começam hoje e são gratuitas
Segundo a Embrapa no curso o participante irá conhecer as principais raças leiteiras utilizadas no País, o potencial de produção e as exigências de cada uma delas para fazer a escolha correta do rebanho. As estratégias de cruzamento entre diferente raças (principalmente Gir Leiteiro e Girolando), as anotações das informações e o cálculo dos indicadores zootécnicos serão descritos de forma detalhada. Também serão abordados os critérios para o descarte dos animais em rebanhos leiteiros.
Em relatório desenvolvido recentemente, associação divulga evolução dos índices zootécnicos do rebanho Girolando, salto é maior que 35% em 20 anos. Em um programa de melhoramento genético, o principal objetivo é identificar os indivíduos superiores, ou seja, quais os animais que realmente irão transmitir boas características aos seus descendentes, promovendo assim o melhoramento genético do rebanho. Se olharmos para os índices apresentados abaixo, veremos que a média da produção leiteira subiu mais de 36% nos últimos anos, salto produtivo é o que tem levado ao uso da raça no Brasil e vários países da América Latina e Central.
- Rei do Leite: Conheça o maior produtor do Brasil
- Leite: Quanto produzir para ter retorno financeiro?
- Vaca Girolando quebra recorde mundial de produção de leite
- Quais são as melhores raças para pecuária leiteira?
- A vaca do futuro virá da genética girolando
- As principais raças de gado leiteiro utilizadas no Brasil
A Embrapa salienta que o curso é destinado a todos os técnicos de assistência técnica e extensão rural, produtores de leite, estudantes e profissionais liberais que tenham interesse na produção de leite.
Objetivos da aprendizagem
Nesse curso você vai conhecer as principais raças leiteiras utilizadas no País, o potencial de produção e as exigências de cada uma delas para fazer a escolha correta do rebanho. As estratégias de cruzamento entre diferentes raças, as anotações das informações e o cálculo dos indicadores zootécnicos serão descritos de forma detalhada. Também serão abordados os critérios para o descarte dos animais em rebanhos leiteiros.
Conteúdo e distribuição do curso
- 1: Raças leiteiras no Brasil
- 2: Escrituração zootécnica de rebanhos leiteiros
- 3: Estratégias de cruzamentos em rebanhos leiteiros
- 4: Indicadores zootécnicos da atividade leiteira
Tem interesse? Clique aqui e faça sua inscrições, são somente 100 vagas.
Período de acesso ao curso: 09/06/2020 a 22/06/2020