As temperaturas amenas proporcionaram conforto térmico e bem-estar aos animais, favorecendo a manutenção de um quadro de boa sanidade.
Na metade Norte do Estado, as condições do tempo, com dias ensolarados e temperaturas mais elevadas, permitiram a redução da umidade nos solos e melhores condições de manejo do rebanho, resultando ainda no pequeno aumento de produção de leite. Não houve formação de barro nas áreas de espera, descanso e corredores, facilitando a higiene dos animais e a manutenção da qualidade do leite.
Na metade Sul, persistiu o excesso de umidade em decorrência das precipitações seguidas, causando problemas no manejo de pastagens e afetando a produção e sanidade do rebanho.
Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Passo Fundo, Santa Rosa e Soledade, a produção de leite seguiu em crescimento conforme curva sazonal de produção.
As condições ambientais, com aumento da insolação e das temperaturas, permitiram o aumento do pastoreio direto e a diminuição da complementação com silagem e ração nos sistemas de produção a pasto, impactando em redução dos custos. As temperaturas amenas proporcionaram conforto térmico e bem-estar aos animais, favorecendo a manutenção de um quadro de boa sanidade.
Nas regionais de Bagé, Pelotas e Porto Alegre, as chuvas causaram maiores dificuldades no manejo do rebanho. O uso das pastagens também foi restrito, implicando em elevação dos custos de produção devido ao aumento na quantidade de ração e silagem, fornecidas diariamente.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Na regional de Campanha, os volumes expressivos de chuvas causaram transtornos. Em Aceguá, houve elevação na incidência de mastites diretamente relacionada ao acúmulo de barro nos corredores de acesso para as pastagens e nas salas de ordenha. Em Bagé, mesmo com o clima adverso, a produção apresentou incremento, pois este período contempla a parição de fêmeas inseminadas ou entouradas no início da primavera, aumentando o número de animais em ordenha, com matrizes em início de lactação, período de maior capacidade produtiva.