Emater-MG apoia uso de APP da Epamig, para gerenciamento da atividade leiteira

Diretorias técnicas das duas empresas se reuniram para definir estratégias de divulgação do aplicativo Gercal para os produtores rurais.

A diretoria técnica e pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) se reuniram, nesta terça-feira (4 de julho), com representantes da Emater-MG para oficialmente apresentar o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal). A equipe da Epamig, liderada pelo diretor de Operações Técnicas, Trazilbo José de Paula Júnior, compartilhou os resultados positivos obtidos durante os testes do aplicativo em campos experimentais da Epamig e em propriedades particulares.

O Gercal é um aplicativo desenvolvido para estimar o custo de produção de leite, preenchendo uma lacuna de informações que os produtores de leite no Brasil enfrentam. A falta de dados precisos sobre os custos de produção e o manejo adequado da atividade torna difícil para os produtores gerenciar efetivamente seus negócios. De acordo com Trazilbo José de Paula Júnior, a parceria com a Emater-MG é fundamental para alcançar o objetivo do aplicativo, de melhorar a vida dos produtores rurais, fornecendo assistência técnica e orientação sobre as melhores práticas de gerenciamento de propriedades leiteiras.

“Nós da Epamig estivemos na Emater-MG para apresentar o potencial do aplicativo e contar com a ajuda das equipes de assistência técnica e extensão rural para a divulgação dessa ferramenta e para o envolvimento de um número maior de propriedades”, afirmou o diretor de Operações Técnicas da Epamig. “Acreditamos que essa parceria nos permitirá acumular um grande número de dados, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a produção de leite e proporcionem um atendimento mais efetivo aos produtores rurais.”

Facilidade

O aplicativo Gercal, desenvolvido pela Epamig e disponibilizado gratuitamente, permite aos produtores de leite calcular e gerenciar os custos de produção. Após o registro de dados cadastrais, financeiros e informações sobre o rebanho, o sistema gera um demonstrativo consolidado dos resultados. O aplicativo é fácil de usar, possui uma linguagem simples e está disponível para download na Play Store, sendo compatível com dispositivos Android.

Djalma Pelegrini, pesquisador da Epamig e um dos idealizadores da ferramenta, explicou: “O Gercal é um aplicativo livre e gratuito que pode ser utilizado por produtores de leite, gestores de propriedades leiteiras e técnicos dos setores público e privado. O APP fornece um relatório consolidado que permite aos produtores, gestores ou técnicos interpretarem o desempenho econômico-financeiro da propriedade, incluindo a margem bruta e líquida, além de possibilitar a avaliação do desempenho técnico da propriedade.”

O aplicativo Gercal é uma solução especialmente útil para pecuaristas que operam em pequena escala e desejam iniciar o gerenciamento de custos. A Epamig acredita que será amplamente adotado por produtores que ainda não utilizam nenhum tipo de software ou aplicativo para a gestão de suas propriedades.

Parceria

Na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, a equipe da Epamig foi recebida pelo diretor técnico, Gelson Soares Lemes, pelo gerente do Departamento Técnico, Milton Nunes, e pelos coordenadores estaduais de Pecuária de Leite, Nauto Martins, e de Fertilidade de Solos (área de meio ambiente), Márcio Stoduto de Mello. Trazilbo informou que as próximas reuniões já estão agendadas para avançar nessa parceria estratégica entre as duas empresas.

A Epamig e a Emater-MG são vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atuam junto aos produtores rurais de Minas Gerais, com o objetivo de impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio mineiro.

Fonte: Sec. de Agricultura – MG

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM