Em Dubai, presidente da Embrapa reforça sustentabilidade do agro brasileiro

“O Brasil tem conhecimento e tecnologia gerados pela Ciência para continuar a ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo”, diz presidente

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, participa nesta semana de novos eventos importantes em Dubai nos Emirados Árabes Unidos, com a missão de divulgar o conceito de que a agropecuária brasileira consegue conciliar competitividade com sustentabilidade e preservação ao meio ambiente. Na semana passada ele fechou novas parceiras internacionais de Pesquisa e Desenvolvimento e também participou da inauguração do escritório de negócios da CNA na cidade e do pavilhão do Brasil na Gulfood 2022, a maior feira do setor de alimentação do Oriente Médio.

“Ontem, no dia 21 de fevereiro, pude participar como palestrante na Expo 2020 Dubai’s  Programme for People and Planet, dentro de um painel que pretendeu discutir como os países conseguirão alimentar 10 bilhões de pessoas nos próximos anos”, explicou Moretti, que dividiu o palco com Sanjay Sacheti, diretor executivo do Comitê Nacional de Agricultura da Olam Agro (Índia); Badr Soukarie, chefe da Head of Food & FMCG da Dubai Global Connect; e Volker Kuntzsch, CEO da Cawthron (Nova Zelândia).

O painel teve como foco três temas principais: a reestruturação dos sistemas contemporâneos da cadeia de suprimentos global para melhorar a produtividade, acessibilidade, acessibilidade e diversidade; como as tecnologias sustentáveis ​​inteligentes alimentarão bilhões até 2050?; e o papel dos governos e das empresas na proteção do agroecossistema para uma cadeia alimentar sustentável.

“Defendi que o Brasil tem conhecimento e tecnologia gerados pela Ciência para continuar a ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e de forma sustentável, que é possível produzir e preservar o meio ambiente, dando como exemplos práticos como os protocolos Carne Carbono Neutro, Leite Baixo Carbono, os bioinsumos que estão sendo adotados em larga escala por nossos produtores, o impacto da agricultura digital e o potencial da bioeconomia para o nosso país”, afirmou o presidente da Embrapa.

Nesta terça-feira (22), Moretti se reuniu pela manhã com Tarifa Al Zaab, diretora-geral do International Center for Biosaline Agriculture (ICBA), para dar continuidade à parceria que está sendo desenvolvida com a Embrapa. E de tarde participou de mais um painel na Expo 2020 Dubai, no Pavilhão da Itália: “Food for Thought: How will we eat in the future?”.

“Discuti temas importantes que estão na pauta da programação da nossa Empresa, como  a possibilidade de ser uma dieta onde se incluam ou predominem alimentos com baixo teor de carbono ou carbono neutro no mundo, como a ciência e a tecnologia de alimentos estão contribuindo para o desenvolvimento de alimentos à base de plantas e como os microrganismos podem contribuir para uma agricultura mais sustentável”.

Na quarta-feira, Celso Moretti participa da Agritalks Brazil – Sustentable Agri Solutions for a Global Food Security, dentro de mais um painel, agora sobre produtividade e rentabilidade impulsionadas pela inovação em projetos agrícolas, junto com Bhanu Chowdhary, da UEA Universidade dos Emirados Árabes Unidos, e a diretora-geral do ICBA.

Fonte: Embrapa

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM