Segundo a SECEX, a quantidade importada de leite no mês dezembro de 2019 reduziu 7% em relação a novembro do mesmo ano, com 81,1 milhões de litros em equivalente leite importados.
A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) divulgou os dados da balança comercial láctea nesta segunda-feira (06/01). Segundo a SECEX, a quantidade importada de leite no mês dezembro de 2019 reduziu 7% em relação a novembro do mesmo ano, com 81,1 milhões de litros em equivalente leite importados, reflexo da ainda menor competitividade do produto diante do nacional, apesar da desvalorização do dólar frente ao real. No acumulado do ano, a quantidade importada foi 9% menor que no ano de 2018.
Com relação às exportações, o volume também reduziu. Os 9,2 milhões de litros em equivalente leite exportados em dezembro representaram uma queda de 16% frente aos 10,9 milhões de litros observados em novembro. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea, que foi de – 72 milhões de litros em dezembro, no gráfico 1.
Gráfico 1. Saldo da balança comercial de lácteos no Brasil em equivalente leite (milhões de litros).
Os principais produtos importados pelo Brasil em dezembro de 2019 foram leites em pó, com 63% do volume total das importações. No entanto, em relação a novembro, o volume importado de leite em pó integral reduziu 4% e o de desnatado aumentou 11%.
Os queijos por sua vez, embora representaram a segunda colocação em volume de importação (17% do total importado), reduziram em 37% sua importação em relação a novembro.
Os países que mais exportaram lácteos para o Brasil no último mês de 2019 foram: Argentina, Uruguai, Holanda, França e Paraguai, representando mais de 90% das vendas totais ao mercado brasileiro. Apesar de ainda ocupar posição destaque, a Argentina reduziu em 1% sua participação, já o Uruguai e a Holanda cresceram, respectivamente, 4% e 2%.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Na tabela 1, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos para o mês de outubro deste ano.
Tabela 1. Balança comercial láctea em outubro de 2019.
Fonte: Milk Point