El Niño trouxe prejuízos para safra de grãos em produtividade e qualidade do grão

A estimativa de produção de soja é de 146,52 milhões de toneladas, redução de 5,2% sobre a safra anterior.

A produção de grãos no país deverá atingir um total de 294,1 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 8% à obtida na temporada passada, ou seja, 25,7 milhões de toneladas a menos a serem colhidas. Os números fazem parte do 7º levantamento divulgado nesta quinta-feira (11/04), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

El Niño trouxe prejuízos em produtividade e qualidade do grão para o produtor

Com uma área estável, estimada em 78,53 milhões de hectares, a quebra se deve, sobretudo, à atuação da forte intensidade do fenômeno El Niño, que em 2023 teve influência negativa desde o início do plantio até as fases de desenvolvimento das lavouras nas regiões produtoras do país. Isso impactou na produtividade média, que saiu de 4.072 quilos por hectare para 3.744 kg/ha.

Com os trabalhos de colheita avançados nos principais estados produtores, atingindo em torno de 76,4% da área cultivada no país, a estimativa de produção de soja é de 146,52 milhões de toneladas, redução de 5,2% sobre a safra anterior. Tal redução se deve às baixas precipitações e às temperaturas acima do normal nas principais regiões produtoras do Centro-Oeste e Sudeste, ocasionando atraso do plantio e perdas na produtividade.

Expectativa para as culturas de inverno

As atenções se voltam ao desenvolvimento das lavouras de segunda e terceira safra, bem como às culturas de inverno. O comportamento climático continua como fator preponderante para o resultado final do atual ciclo. 

Chance do retorno da La Niña é de 60%

Atualmente, estamos em um período de alerta para El Niño, o que significa que pode haver um aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Mas há uma boa chance de que isso se normalize nos próximos meses, com 85% de probabilidade de voltarmos ao padrão “normal”. Além disso, há 60% de chance de que possamos entrar em um período de La Niña, que é quando as águas do Pacífico ficam mais frias. Se o prognóstico de La Niña se confirmar, algumas áreas podem enfrentar mais chuvas e outras podem ficar mais secas do que o normal. A próxima atualização está prevista para maio de 2024.

Fonte: Clima Tempo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM