Égua gaúcha pode ser o equino vivo mais velho do Brasil

Uma égua crioula que vive no interior do Rio Grande do Sul pode ser o equino mais velho do Brasil; se comparado com um ser humano égua teria 111 anos

Uma égua crioula que vive no distrito de Linha Imperial, no interior de Nova Petrópolis, pode ser o mais velho equino do Rio Grande do Sul e até mesmo do Brasil. Pinta, de 43 anos, pertence à aposentada Clarice Schmokel. A “vovó” não possui documento e sua origem seria Gramado. As informações foram divulgadas pelo jornalista Giovani Grizotti do jornal GaúchaZH.

Comparando com a expectativa de vida de um gaúcho, era como se a “Pinta”, de Nova Petrópolis, tivesse em torno de 111 anos. Em média, um cavalo vive entre 25 e 30 anos. Segundo a ABCCC, entre os registrados, o equino mais velho do estado é a égua Alcalina das Mercedes, de 34 anos, que vive em Cachoeira do Sul.

O veterinário Henrique Noronha fez o cálculo: levando em conta a expectativa de vida de uma pessoa no Brasil, é como se ela tivesse 111 anos, se fosse humana. Mesmo há 15 anos sem montaria, Pinta é tratada como animal de estimação, um xodó para a família.

“O sentimento é de gratidão. Ouvi-la relinchando de manhã e no final do dia até ganhar seu pãozinho, ração, entre outros, tornou-se necessário aos nossos ouvidos”, diz a filha da proprietária, a professora Patricia Weber Pereira. Segundo o veterinário de Nova Petrópolis Marcos Alexandre de Azevedo, que enviou a foto da égua ao blog, a expectativa de vida de um cavalo oscila entre 25 e 30 anos.

Não são raros os que chegam a 30 anos. Eu mesmo tenho um com 32 anos, que nasceu lá em casa e lá continua até hoje, aposentado claro”, diz Azevedo.

Cavalo mais velho do mundo

Você sabia que o cavalo vive em média 30 anos? Porém, aos 25, o animal já é considerado um idoso. São diversas as curiosidades que envolve a idade dos cavalos, por isso, separamos algumas, confira:

Os cavalos se desenvolvem de uma forma mais rápida do que nós, humanos. Aos quatros anos, alguns equinos já são considerados adultos, enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade.

Atualmente temos o recorde mundial de longevidade de um equino, que é de 62 anos. Registrado no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais, o garanhão Old Billy, nasceu na Inglaterra em 1760 e viveu como cavalo que puxava barcaças, vindo a falecer em 1822.

O segundo da lista, puro sangue irlandês, Shayne, faleceu em 22 de fevereiro de 2013, aos 51 anos, o cavalo Shayne, um puro sangue irlandês, considerado o mais velho do mundo. Ele estava aposentado no Essex Sanctury perto de Londres e apesar de uma leve artrite gozava de ótima sáude sempre curtindo o ar livre por algumas horas do dia. Em sua despedida, não faltaram merecidas homenagens e muita comoção. Calcula-se que cada ano de um equino equivale a cerca de 2,5 anos de um ser humano, ou seja, Shayne viveu por volta de 127 anos se fosse gente. Até o momento, o Guiness ainda não aponta o novo cavalo vivo mais velho do mundo.

Atualmente, não há registro de um cavalo com idade similar ao Shayne e ao Old Billy vivo.

Saiba como identificar a idade de um cavalo

Sabe aquele ditado: “Cavalo dado não se olha os dentes”, pois é, é por aí que se identifica a idade dos equinos. A arcada dentária do cavalo sofre modificações ao decorrer do tempo, o desgaste e o atrito entre a parte superior e inferior expõe as estruturas internas, alterando a forma e o desenho das mesmas.

A análise ocorre de acordo com a idade. Um cavalo de até 4 anos e meio, observa-se a troca dos dentes incisivos. Com o crescimento, percebe-se a mudança na anatomia dos dentes, o desenvolvimento do canino, cor do esmalte e a cauda de andorinha que surge por volta dos 7 anos.

Quando nasce, os dentes dos cavalos são brancos, entretanto, com a idade e o desenvolvimento dos dentes permanentes, há uma tendência natural a adquirir uma coloração amarelada-creme. Após os 20 anos, os dentes apresentam uma cor amarronzada.

Para analisar a idade dos cavalos, é necessário observar a forma da superfície dos incisivos. Os dentes de leite são ovais, os adultos circulares e idosos triangulares.

Por fim, a dentição de cavalos jovens cresce em fileiras em linha vertical. Após os 5 anos, eles se inclinam e formam um novo ângulo. Em equinos com 20 anos ou mais, o ângulo de inclinação é ainda mais proeminente.

Você sabe relacionar a idade do cavalo com a idade do ser humano?

relacionar a idade do cavalo com a idade do ser humano

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM