A égua da raça Crioula, Divindad 42 Nombrado, foi arrematada pelo valor RECORDE de R$ 1,25 milhão. Égua pertencente a Cabanha da Figueira, foi leiloada em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil. Confira!
O Tattersall do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi palco para um dos maiores eventos da raça, o Leilão Mancha Crioula, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. Dedicado aos bragados, oveiros e tobianos, o leilão chegou a sua 20ª edição com a melhor oferta já registrada em sua história e com recorde quebrado pela Divindad 42 Nombrado.
Após dois anos com a realização de leilões no formato virtual, o Parque de Exposições Assis Brasil, voltou a sediar eventos presenciais. Na noite de sexta-feira (10), um grande leilão reuniu 31 dos melhores equinos do Rio Grande do Sul, com alto volume de transações financeiras. E pelo menos um recorde foi batido. A égua Divindad 42 Nombrado foi arrematada pelo valor recorde de R$ 1,25 milhão.
Trata-se de uma égua criada na Cabanha da Figueira, fundada há 15 anos e localizada em Panambi, pertencente ao advogado passo-fundense Fernando Tonet e à veterinária Gabriela Zancanaro Tonet.
Quem entrou na pista para levar esse recorde foi a Freio de Prata 2020 e Res. Campeã Égua Adulta da Expointer 2021! Filha do chileno puro Macanudo (3º Melhor Macho da Expointer e Registro de Mérito da Abccc). Sua mãe foi Freio de Bronze, descende do cavalo mais importante da história da raça e da matriarca, Respeitosa de Santa Angélica, égua com quase 200 netos premiados e filhos como o campeoníssimo Viragro Rio Tinto.
Divindad é uma das poucas éguas na raça que conseguiu se comprovar em alto nível nas pistas funcionais (Freio de Ouro) e morfológicas (Expointer), está convocada e inscrita para representar a delegação brasileira na FICCC 2023.
Em conversa com a reportagem da Rádio Uirapuru, Fernando disse que o leilão era muito importante, pois marcava os vinte anos do Leilão Mancha Crioula, memorável sobre a raça crioula.
A égua Divindad 42 Nombrado já havia obtido um Freio de Prata durante a 39ª edição do Freio de Ouro e foi a segunda égua adulta mais bem avaliada em Esteio, na questão morfológica. Além disso, em 2017 participou da Seleção Brasileira Morfológica FIC e agora foi convocada para a Seleção Brasileira, mas na parte funcional, para concorrer ao Freio de Ouro FIC.
Conforme Fernando, o fato de reunir morfologia e funcionalidade é algo raro, o que ajuda a explicar o valor pago. Também conta o fato de ser um banco genético diferenciado, sendo filha do cavalo Macanudo Itapororó e de uma égua Freio de Bronze e Freio FIC. A venda foi realizada para uma cabanha da Argentina e como a égua está convocada para a seleção brasileira, provavelmente Divindad 42 Nombrado seja levada para o país vizinho em breve, já que haverá lá mesmo um Freio de Ouro da FIC em Palermo, Argentina.
Sobre a cabanha, Fernando explica que trabalha por uma boa genética, buscando resultados competitivos e criando cavalos bons, que possam servir como ferramenta de seleção para a raça.
Sobre o leilão
A presença de tantos animais premiados é avaliada pelo responsável pela batida do martelo e diretor da Trajano Silva, o leiloeiro Marcelo Silva. “O fato de termos campeões em quantidade é o primeiro Mancha que acontece, o volume, a qualidade nós já tivemos em Manchas anteriores mas, 80% da oferta ser de qualidade superior nunca aconteceu”, avalia.
Silva afirma que o leilão, que se tornou com o passar dos anos em um grande evento com a inclusão da exposição morfológica e da concentração de machos, ocupa um lugar especial na Trajano Silva.
- Projeto autoriza uso do fungicida carbendazim em defensivos agrícolas
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
- Florestas restauradas aumentam produtividade de soja em até 10 sacas por hectare
“O Mancha Crioula é como um filho pra mim. Ele foi criado, foi engendrado, foi concebido e com o passar destes 20 anos nós fomos aperfeiçoando o Mancha Crioula, nos adequando às realidades diferentes do mercado em cada ano, em cada momento, então ele ocupa, no coração da Trajano, um lugar muito especial, porque é um leilão da Trajano, criado pela Trajano”, afirma.
Para os três dias de evento foram convidados Carlos Silva Loureiro de Souza, como jurado da Exposição, Felipe Maciel será o técnico da Exposição e Rouget Wrege, o da Concentração de Machos. Pela Trajano Web, no YouTube, pode ser conferida a transmissão, ao vivo, do Leilão e da Exposição.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.