Resultados de prova de desempenho demonstram adaptação e vantagens do Braford, prova reuniu 62 animais de criatórios dos estados de SP, MG e RS.
O Grupo Pitangueira, conhecido como a marca do Braford brasileiro, comemora um primeiro semestre de muito sucesso. Depois de faturar o título de melhor fêmea rústica da Exposição Nacional da Raça Braford com a fêmea Pitangueira TE S5011, os criadores deixaram sua marca na edição 2019 do Centro de Performance CRV Lagoa, realizado em parceria com a ABHB (Associação Brasileira de Hereford e Braford).
Na prova, que reuniu 62 animais (30 Braford e 32 Hereford), de 25 criatórios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o plantel Pitangueira despontou com a classificação de dois animais entre os quatro primeiros colocados. Os testes, que são desenvolvidos em regime de confinamento durante 56 dias, avaliam quesitos como ganho de peso, características fenotípicas, reprodutivas e o Consumo Alimentar Residual (CAR). Além desses indicativos, os animais são submetidos a exames de ultrassonografia de carcaça e andrológico.
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
- Florestas restauradas aumentam produtividade de soja em até 10 sacas por hectare
- Carne bovina se destaca como aliada na prevenção de doenças, apontam estudos
- “Produtor rural brasileiro merece respeito”, afirmam entidades após boicote do CEO do Carrefour
O touro Pitangueira S252 foi o segundo colocado na prova de eficiência alimentar e a genética do gado de Pedro Monteiro Lopes também se destacou com o animal Pitangueira S191, que obteve a vice-liderança na lista de identificação dos melhores em Área de Olho de Lombo (AOL). A medida de 97,84 cm de AOL do touro é considerada de alta relevância como valor genético, pois a característica está relacionada à produção de carne de qualidade com maior rendimento em áreas de cortes nobres.
Os grandes resultados do primeiro semestre funcionam como combustível de estímulo para a seleção Pitangueira. As conquistas de pista de julgamento e provas reforçam a confiança de que os animais Braford do criatório são adaptados a qualquer meio e possuem carga genética consistente, relacionada com características que representam ganhos econômicos para a atividade pecuária. Animais tão produtivos e funcionais, como o S252 e o S191, estarão em oferta no Leilão Pitangueira e Convidados, que acontece no dia 5 de outubro, na Fazenda Espinilho, em Maçambará (RS). O remate oficializado pela ABHB terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural. A Programa Leilões será a responsável pela venda dos animais que representam a ponta do melhoramento genético da criação de Braford mais premiada do Brasil.
- Melhoramento Genético:
- Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
- Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
- Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
- Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
- IATF: cuidados com o sêmen congelado
- Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
- Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
- Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
Sobre o Grupo Pitangueira
Considerado a marca do Braford brasileiro, o Grupo Pitangueira tem uma história que se confunde com a trajetória da raça no País. Foi um dos primeiros a comercializar a genética Braford no Brasil e, também, um dos fundadores da Conexão Delta G, que é o mais antigo programa de melhoramento genético brasileiro e com o maior banco de dados. O rebanho também é aprovado pelo Ministério da Agricultura com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) e se destaca pela rigorosa seleção voltada à produção de carne de qualidade a partir da criação a pasto.