Touro REM Caldonegro trata-se, indiscutivelmente, de um divisor de águas para a raça Nelore, animal é consecutivamente quatro vezes líder do PMGZ.
A genética da Central de inseminação ABS tem três das cinco melhores colocações do ranking de animais do Sumário PMGZ 2019-1, um dos principais do país. A lista com os resultados das avaliações do programa foi liberada esta semana pela ABCZ com uma nova classificação dos touros, que passaram a ser agrupados em DECAS.
“Comprovamos, mais uma vez, a superioridade da nossa bateria. Touros com excelentes avaliações genéticas para atender o que o mercado realmente precisa”, afirma Gustavo Morales, gerente de Produto Corte Zebu da ABS.
REM Caldonegro, que já era líder, se mantém em primeiro lugar, obtendo resultados sem precedentes. “Trata-se, indiscutivelmente, de um divisor de águas para a raça Nelore. O Caldonegro foi líder consecutivo em três dos maiores sumários em nível nacional, e veio para consolidar ainda mais a sua superioridade, aumentando a acurácia e mostrando vários filhos avaliados em diferentes rebanhos”, descreve Gustavo, lembrando que o reprodutor também lidera os Sumários da ANCP e da Embrapa/Geneplus.
- Melhoramento Genético:
- Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
- Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
- Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
- Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
- IATF: cuidados com o sêmen congelado
- Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
- Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
- Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
Em seguida, como o terceiro melhor iABCZ do Sumário, mais um touro da Genética Aditiva: o REM Figurão. De acordo com o gerente, é um animal que chama a atenção pelo seu fenótipo muito agradável. “O Figurão também foi destaque na sua safra, no intra-rebanho, e representa uma das melhores opções da Genética Aditiva, com uma boa avaliação genética e um sólido resultado no intra-rebanho”, conta.
Por fim, o touro Tigre da Jandaia também se revela como destaque da bateria ABS no PMGZ 2019, ocupando o quinto lugar na classificação geral. Com um resultado exemplar no intra-rebanho da Nelore Jandaia, o animal vem apresentando progênies de muita qualidade em todo o país. “É um touro que já tem filhos avaliados em diversos rebanhos e uma acurácia altíssima, e que vem comprovando a sua superioridade no que diz respeito à questão da progênie”, comenta Gustavo.
Com a nova classificação, a DECA 1 agrupa o conjunto dos 10% melhores animais avaliados. A medida passou a ser aplicada a todas as características do PMGZ, assim como ao índice ABCZ (iABCZ).
Via ABS