Conheça a raça africana Boran, admirada pelos brasileiros

Selecionamos várias fotos de animais da raça africana Boran; muito parecida fisicamente com o nosso Nelore, entenda sua história e características

Durante a semana a imagem abaixo foi compartilhada dezenas de vezes nas redes sociais que são dedicadas ao agronegócio, mas então que raça é essa? – A raça em questão é a Boran, muito popular no leste da África, é criada no Quênia e Etiópia. Seu tamanho é médio. Possui uma grande resistência ao calor, aos parasitas e suportam a escassez de água e a má qualidade da alimentação. São animais dóceis, com boa fertilidade e maduração rápida. Geralmente são brancos ou cinzas, mas também podem ser vermelhos ou tom pastel. Os touros apresentam pontos pretos.

touro da raca boran
Foto: Redes Sociais
raça africana BORAN
Touros da raça Boran

Há registro de criadores brasileiros que foram até a África ver os animais de perto, considerando uma possibilidade de importá-los para o Brasil. Em 2013 uma comitiva de técnicos e criadores estiveram visitando fazendas na África do Sul, para troca de experiências e conhecer melhor os animais e as características da raça Boran.

bezerros da raca boran
Bezerros da raça Boran
bezerros da raca boran
Foto: Divulgação

Sobre a raça Boran

A raça Boran se desenvolveu na África Oriental, entre o Quênia e sul da Etiópia, mais especificamente o planalto de Borana. Foi nessa área que todas as diferentes raças migraram para seus vários destinos na África. A raça é dominante naquela região, conta com associação de criadores e tem até programa de melhoramento genético. É possível determinar que esta é a única raça na África que possui essa combinação específica de genes.

Estudos genéticos no International Livestock Research Institute (ILRI) mostraram que a composição genética do Boran do Quênia é única. A composição genética da raça é predominantemente zebu, mas há também rastros genéticos de linhagens taurinas, quem são atribuídas a cruzamentos com as raças Sahiwal ou Brahman.

Mas engana-se quem pensa que o Boran é uma raça sintética ou composta, com tem sido feito com várias raças nas últimas décadas. A raça é pura há séculos, tem pelo menos 1300 anos e teve a infusão de ‘novos’ genes em 700 dC. A importância disso para o criador comercial é que o Boran terá um vigor híbrido muito mais forte do que as raças compostas modernas. Os criadores da raça estão fazendo melhoramento genético, mas sempre preservando suas características nativas.

Foto: @olpejetabeef

Morfologia da raça Boran

O Boran é de tamanho médio, com cabeça pequena, orelhas pequenas, barbela bem avantajada, couro solto e um belo cupim. Eles podem ter chifres ou ser mochos, sua altura varia entre 114 a 147 cm de altura, os machos em fase adulta podem pesar aproximadamente entre 500 a 850 kg. As vacas pesam entre 380 kg e 450 kg. Seu couro é extremamente solto, espessa e flexível para proporcionar maior repelência de insetos, além de ser pigmentada escura com pêlos finos e curtos para tolerância ao calor. A cor do pêlo pode ser uma variedade de cores, exceto preto tigrado ou sólido.

A vaca tem um bom úbere, de anca forte e tetas pequenas, em contraste com algumas raças asiáticas de zebu. As novilhas Boran atingem a puberdade com uma idade média de 13 meses. Ela é uma excelente mãe, não apenas para alimentar o bezerro e gerar alto peso na desmama da prole, mas também se protegerá de predadores, e nunca permitirá que o bezerro se perca nas pastagens. Problemas de parto dificilmente existem. Os bezerros ao nascer pesam em média 28 kg nos machos e 25 kg nas fêmeas.

A raça desenvolveu-se adaptado ao clima adverso africano, alguma dessas características é a capacidade de suportar escassez periódica de água e alimentos, a capacidade de caminhar longas distâncias em busca de água e alimentos e a capacidade de digerir alimentos de baixa qualidade. O instinto de rebanho do Boran em sempre pastar juntos facilita o manejo e a sobrevivência no país das savanas.

Principais características da Raça Boran

  • Vigor híbrido;
  • Habilidade materna;
  • Longevidade / Stayability;
  • Fertilidade;
  • Resistência a doenças
  • Bom temperamento / dócil;
  • Carcaça de qualidade;
  • Eficiência em conversão alimentar
  • Precocidade sexual

A bem-desenvolvida conformação da carne bovina aparece nas avaliações das carcaças. A profundidade da área de olho de lombo, o marmoreio, a cobertura de gordura e a relação entre o traseiro e o dianteiro tornam a raça muito atrativa, daí a preferência dos mercados de carne do Quênia pelo gado Boran bem acabado.

Foto: @olpejetabeef

Projeto sustentável

Um projeto muito bacana que encontramos foi o Ol Pejeta Beef, sua ideia é integrar o gado Boran com os animais selvagens. “Proteína vermelha do gado Boran, alimentada com capim, criada em Laikipia, Quênia. Nosso gado é uma ferramenta para conservação e manejo de pastagens” – são os lemas do projeto.

Foto: @olpejetabeef

Existem muitos tanques de água e vales ao redor de Ol Pejeta, todos cuidadosamente mantidos pelo nosso Departamento de Logística. Esses pontos de água são usados ​​tanto pelo gado quanto pela vida selvagem, que geralmente podem ser encontrados compartilhando um gole no meio do dia.

Gado divide espaço com a vida animal / Foto: Finlay Marrian

Material adaptado e traduzido pela Compre Rural através do thecattlesite.com

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM